quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que é hipnose de palco?


Hipnose de palco é a demonstração pública dos efeitos da sugestão hipnótica em uma ou mais pessoas, com o objetivo de entreter uma plateia. Muitos profissionais da saúde como médicos, dentistas e hipnoterapeutas possuem alguma rejeição por esse uso da hipnose. O motivo por toda essa rejeição é bastante simples: muitos dos mitos relacionados com a hipnose são decorrentes de manifestações de hipnose de palco. Nesses espetáculos, alguns dos voluntários envolvidos com a apresentação nos dão a impressão de que estão completamente à mercê das vontades do hipnotizador. 


No entanto, não é bem isso que acontece. Na verdade, ao serem convidados para participarem do show, os voluntários sabem que terão que fazer coisas bobas na frente de uma plateia e acham isso divertido. Aquelas pessoas que apresentarem resistência a participar ou até mesmo aquelas pessoas que apresentarem respostas tímidas são rapidamente convidadas para voltar para a plateia. 
            O sucesso da hipnose de palco é decorrente do fato de a estatística estar ao lado do hipnotizador. Veja os números: cerca de 15% da população é extremamente sensível à hipnose. Dessa maneira, nada mais natural que, em uma plateia com cerca de cem pessoas, tenhamos ao menos quinze pessoas muito receptivas à hipnose. Dessas quinze pessoas, talvez tenhamos oito pessoas que gostam muito da ideia de participarem da apresentação. Essas serão as pessoas que serão escolhidas para participarem do show.
            Os participantes que são receptivos à hipnose terão, em certa medida, a perda de inibição. No entanto, o voluntário não faria nada contra suas crenças morais. Por exemplo, se entregarmos um copo imaginário de champanhe a um dos participantes, alguém que não bebe irá se recusar a pretensão de beber – ainda que seja altamente receptivo ao transe hipnótico. No próximo capítulo, você aprenderá os ingredientes necessários para se criar um bom show de hipnose de palco.
            Pessoalmente, gosto bastante dos shows de hipnose. A grande mídia televisiva jamais teria interesse em abordar o tema hipnose caso os shows não existissem. Após o show, o hipnotizador terá a oportunidade de apresentar as outras aplicações da hipnose, como por exemplo na inibição da dor ou como ferramenta psicoterápica.

Um comentário:

Unknown disse...

Bem legal esse assunto. Eu gostaria de fazer um curso desses mas a partir do b+a=ba.
Obrigada pelo post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...