sexta-feira, 9 de maio de 2008

O método de John Place para memorizar textos

Em abril de 2007, escrevi um texto sobre o fenômeno da reminiscência. Na época, esse texto surgiu como uma resposta a uma pergunta frequente em meus cursos de memorização: "as técnicas de memória dispensam a memorização pela repetição?". É óbvio que não! A repetição é essencial durante qualquer processo de memorização, ainda que você seja um mentatleta.

No campeonato mundial de memória, existe uma prova chamada "hour cards", onde tentamos memorizar o maior número de cartas de baralho em apenas 1 hora. O interessante é que gastamos mais tempo repassando as cartas do que realmente memorizando-as. No mundial de 2007, memorizei a ordem de 6 baralhos recém embaralhados em cerca de 15 minutos. No entanto, para garantir a quebra do recorde latino-americano de cartas memorizadas em 1 hora, preferi dispensar todos o tempo que me restava repassando cada carta de cada baralho (312). É claro que não fiquei repetindo as cartas como um papagaio em minha cabeça. Eu simplesmente utilizei a sinestenesia e o fenômeno da reminiscencia de maneira adequada. John Place desenvolveu um método de memorização simples e eficaz, também baseado na utilização correta desses princípios da memória.

O método de John Place

John Place é um bem sucedido professor universitário, formado em Gerenciamento de Sistemas de Informação, pela Universidade de Missouri, formou com a maior nota de sua sala. Após a faculdade, ele investiu na carreira de programador e arquiteto, obtendo aumento constante de seu salário. Atualmente, ele é professor universitário e fornece consultoria em motivação em diversas grandes empresas nos EUA.

Na faculdade, ele memorizou 7 capítulos (mais de 23.000 palavras) de seu livro texto de psicologia. Ele era capaz de realmente recitar os 7 capítulos na íntegra. Esse feito ocorreu graças a duas declarações feitas por um professor em sua faculdade:

a) Nenhum aluno nunca tirou total em minha primeira prova.
b) Todas as respostas da prova poderiam ser encontradas nos primeiros 7 capítulos do livro texto.

Determinado a ser o melhor aluno de sua sala, ele simplesmente memorizou os 7 capítulos na íntegra. É óbvio que nem todos vocês desejam memorizar mais de 20.000 palavra para uma prova. No entanto, eu método é um bom exemplo de como uma repetição sistematizada, aliada ao bom uso da sinestesia, podem ser utilizadas para se memorizar qualquer coisa.

  1. Inicialmente, use um lápis ou processador de texto para anotar, em frases completas, qualquer fato que você julga que possa aparecer em sua prova.
  2. Leve suas anotações para uma sala silenciosa, feche a porta e elimine todas as distrações.
  3. Leia a primeira frase em voz alta. Em seguida, feche seus olhos e repita a frase sem olhar no papel.
  4. Repita o passo acima, agora lendo as 2 primeiras frases.
  5. Agora, repita o processo utilizando cada vez uma frase a mais. Repita as frases até que você seja capaz de repetí-las sem o uso do papel.

Após essa sessão de memorização, John recomenda que seus alunos tirem um pequeno cochilo. Segundo o autor, nesse momento, as memórias estão muito vulneráveis e precisam ainda de tempo para se consolidar. Após o cochilo, o professor recomenda que seus alunos repitam mais uma vez todo os 5 passos anteriores, para obter o máximo de retenção.

John se tornou tão bom em sua técnica que passou a ser capaz de aprender a matéria de qualquer prova (por mais difícil que fosse) em apenas 6 horas. Pode parecer muito tempo, mas não é, visto que o professor precisava de no máximo 6 horas para se preparar para qualquer prova, ainda que ele não tivesse nem ao menos aberto o livro durante todo o semestre.

John finaliza explicando que, no que tange técnicas de memória, é importante que você descubra alguma estratégia mnemônica que funcione para você, seja ela qual for. Quando se trata de técnicas de memória, não existem técnicas boas ou ruins: se funciona para você, ela é a técnica correta.

Aliás, John realmente foi o primeiro aluno a conseguir 100% de aproveitamento na prova do professor citado acima.

John está corretíssimo em sua abordagem. Ainda que eu prefira utilizar algum sistema mnemonico complexo para a memorização de textos a utilizar a força bruta (qualquer processo de memorização que não utiliza palavras-chave ou imagens), sua abordagem realmente funciona, visto que ela não apenas respeita o fenômeno da reminiscência, mas também respeita a sinestesia, intercalando os sentidos visuais e auditivos para a criação de códigos de memória mais eficientes.

Gostou desse artigo? Visite já o site http://www.supermemoria.com.br para fazer download de muitos outros artigos e programa para tornar sua memória tão boa quanto a minha!

Fonte: http://johnplaceonline.com/

39 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor, eu gostaria de saber se utilizando esse método do John Place, ainda são necessários os processos de repetição com 1h, 24h, 1 semana, 1 mês e 6 meses para nunca mais esquecer algo? Grata pela atenção. Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Alberto,
Estou utilizando o proceddo do John Place com o Direito Constituicional, ja li o seu primeiro livro, mais somente a técnica do John que resolveu para mim. o Art 5° completo ja consegue memorizar.

Grato

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber como é esse método de repetições começando por 1h?

Anônimo disse...

Quando penso em memorização é disso o que digo .
É interessante ficar memorizando cartas e listas de palavras mas memorizar mesmo é voce ler um livro e ser capaz de lembrar dele depois.
Memorizar cartas serve para impressionar amigos e memorizar listas serve para ir ao mercado e olhe lá !!!!
Ler um livro e ser capaz de pronuncia-lo depois é muito "Fera" isso.

Anônimo disse...

olá, peço socorro para você terei uma prova e nao consigo memoriza nada

Unknown disse...

alberto, peço que me mande dicas de como memoriza um livro desde ja agradeço a sua atenção, voce esta de parabens

Fabricio Oliveira - Consultor Winalite disse...

Professor, gostaria de receber dicas de memorizaçao para concurso. Tenho 12 materias pra estudar e nao estou conseguindo gravar nada. Tirando as materias exatas que acho que memorização nao funciona. Poderia me mandar dicas por email? fabricio.bhz@hotmail.com
Muito obrigado e parabens pelo blog

Unknown disse...

lembrei de uma matéria q eu qria me sair taum bm, q pra naum arriscar tbm decidi memorizar capitulos com todas letras e virgulas......fiquei meio confusa com tanta informação, mas tudo deu certo.....na vdd um pouco tbm eh dedicação...abços.

Anônimo disse...

OI gostaria de receber por e mail obrigada



lugiane_alves@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oi como faço para memorizar nomes de remedio apresentaçao e dosis se pude me ajude

Iago disse...

Olá! Sou da 4ª série e tenho que gravar uma lista de todos os tipos de verbos .eu adoro memorização , mas não tenho uma memória fotográfica . Bem eu tenho a minha própria técnica de memorização mas não dá muito certo e quando vou fazer algum trabalho fico muito tenso e esqueço de algumas coisas . Essa sua técnica da certo nesse meu caso?Grato!

Diih disse...

eu tenho que decorar um poema completo para amanhã de manhã , espero que esta técnica seja eficaz. Obrigada *-*

Diih disse...

eu tenho que decorar um poema completo para amanhã de manhã , espero que esta técnica seja eficaz. Obrigada *-*

Nomen mihi nullus est. disse...

Olá, na medida que vamos tendo a prática, decoramos mais rápido certo?

Lucia cagido disse...

Professor, obrigada pelo Curso de memorização! Muito Útil!
Como faço para acessar o seite www.supermemoria.com.br, ele pede um login e senha e não sei como solicitar/cadastrar.
Att,

Lucia Cagido
Lcagido@gmail.com

Lucia cagido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sidney Rodrigues disse...

Como faço para acessar o site www.supermemoria.com.br, ele pede um login e senha.
Att,

Unknown disse...

Luciano Maia do Rio de Janeiro. Professor,usando essas técnicas eu consigo memorizar bastante a Bíblia Sagrada? Pois gosto muito. Aguardo a sua resposta e que Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

Como faço para entrar no site www.supermemoria.com.br?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosania ferreira disse...

olá , gostei muito de sua matéria sobre memorização...gostaria de saber qual a técnica certa para aprender outros idiomas?..li matéria a respeito que a nossa saúde é importante para a memória como beber bastante água por ex..pratico exercícios físicos, porém tenho um em desfavor, trabalho a 19 anos a noite!!!...as vezes estou bem disposta outras parece que a palavra não se encaixa e começa me dar sono, procuro dormir bem nas minhas folgas, tenho estes contratempos, como melhorar minha memória??????

Unknown disse...

Olá gostaria de saber quanto tempo de cochilo preciso tirar?

Alvim disse...

acessem o blog:
www.memorize-direito.blogspot.com.br
e aprendam a memorizar o direito!

Unknown disse...

vou tentar!!!

Unknown disse...

vou tentar!!!

Unknown disse...

Flavia alessandra
Caro professor tentei seu
metodo nas não deu serto o que eu fasso agora

Unknown disse...

Bom dia, estou procurando a melhor forma de memorizar textos para concurso publico, encontrei o seu blog e gostei das dicas, existe algo de especial que eu possa tentar? tem como o Sr me mandar por email, um passo a passo? , desde já agradeço e espero o retorno!!
Att., Marcelo Pereira

Unknown disse...

Concursos Abertos Apostilas Digitais, Correios, CEF, Polícia Federal etc. http://www.concursos.com.br/?idParceiro=5634 Apostilas p/ Concursos Apostilas Digitais, Correios, CEF, Polícia Federal etc. http://www.concursos.com.br/?idParceiro=5634

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo.

É uma ótima técnica. Realmente funciona. Já testei e da para decorar textos bem longos.

Eu também uso um programa para me ajudar a decorar chamado Anki, ele é muito bom, e tem versões para windows e android. Vou deixar o link: goo.gl/T1ywBr

Unknown disse...

Legal Emerson, gostei da dica, vou tentar dessa forma, pois achei genial, vlw!!

SGE gamers disse...

Vai virar o Mike Ross da serie suits (que é muito boa por sinal), aliás foi por causa dela que pesquisei sobre memorização e estou querendo fazer advocacia.

Unknown disse...

Consigo gravar poemas com muita facilidade, independente do tamanho ou do tempo decorrido. Li um poema qnd tinha 8anos e recito o até hj, porém quando trata-se d textos comuns tenho grande dificuldade.

Unknown disse...

Trabalhando em uma farmácia, como faço para memorizar tanto medicamentos?

Marcelo disse...

Essa técnica me poupou muito dinheiro. É simplesmente fantástica. Super eficaz.

Balder23 disse...

Olá, quanto tempo demora para nos habituarmos a essa técnica? ficará mais fácil ao longo do tempo utilizar essa técnica? Por favor responda para o meu e-mail
angelsideangel@gmail.com

Mat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat disse...

Será que colocar os parágrafos no Anki é algo eficaz?

Unknown disse...

A técnica do palácio não funcionou para mim, mas essa técnica sim, eu já havia desenvolvido ela, eu a chamava de "confiança no sub", funcionou bem, parece que desenvolvi uma confiança no meu memorizador que chamo de subconsciente que até consigo reter as informações que são de meu interesse.

Mateus severo disse...

Eu decorei uma tabela de conectivos usando essa técnica e não sabia que ela existia kkk
Agora li esse artigo e antes de descobrir que existia essa técnica eu já a usava kkk
Posso afirmar com toda a certeza, essa técnica realmente funciona.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...