quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aprenda o que é hipnoterapia!


Psicoterapia é um termo genérico que é utilizado para descrever o processo de tratamento de distúrbios psicológicos ou angústia mental. Durante este processo, um psicoterapeuta (geralmente, com formação em psicologia e/ou psicanálise) treinado ajuda o cliente a resolver um problema específico ou geral, como uma doença mental em particular ou uma fonte de estresse da vida. 



Dependendo do método utilizado pelo terapeuta, uma vasta gama de técnicas e estratégias podem ser usadas. Dentre essas técnicas, destaca-se hipnose.
            Hipnoterapia é simplesmente o uso da hipnose para fins terapêuticos. Atualmente, costumamos dividir as técnicas de hipnoterapia em dois tipos: Tradicional ou Ericksoniana.
            A Hipnoterapia Tradicional utiliza uma linguagem de comando, conhecida como “sugestão direta”. Em contrapartida, a Hipnoterapia Ericksoniana usa sugestões indiretas. Sugestões indiretas são muito mais difíceis de resistir, porque elas muitas vezes não são  reconhecidas como sugestões pela mente consciente, já que geralmente são apresentadas na forma de metáforas.
            Veja a seguir alguns detalhes de cada uma dessas técnicas.

Hipnose Ericksoniana

            Milton Hyland Erickson (1901-1980) foi um psiquiatra americano especializado em hipnose médica e terapia familiar. Provavelmente, Erickson foi um dos pesquisadores que mais estudou o uso clínico da hipnose no século XX, tornando-se praticamente sinônimo de hipnoterapia.
            Provavelmente, você já passou horas e horas conversando com alguém, sem que percebesse as horas passando. Nesses casos, a interação através da conversa é suficiente para atingirmos o transe hipnótico. Segundo o Erickson, em terapia, algo similar ocorria.  Ele acreditava que, ao chegarem ao seu consultório, seus clientes estariam muito motivados e propensos a realizar o processo terapêutico. Dessa maneira, na maior parte dos casos, a indução hipnótica seria dispensável, visto que esses clientes já teriam a motivação necessária para entrar em transe naturalmente através da conversa.
            Formalmente, Erickson nunca se identificou com alguma teoria psicoterapêutica da psicologia. No entanto, suas ideias acerca do processo terapêutico se alinham bastante com a abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers. Segundo Erickson e Rogers, a cura psíquica ocorre sem a necessidade de comandos diretivos. Ou seja: o papel do psicoterapeuta não seria dar ordens ou avaliar o comportamento do cliente. Segundo eles, as pessoas já possuem dentro de si todo o conhecimento necessário para resolver todos seus problemas. Assim, o terapeuta seria um catalisador do processo.

Hipnose tradicional

            A abordagem tradicional ou diretiva também identifica o transe hipnótico como um fenômeno natural. Por outro lado, ao contrário da abordagem Ericksoniana, a abordagem tradicional não se utiliza de metáforas: ela é literal e direta. Além disso, a hipnose tradicional considera essencial a indução do transe hipnótico.
            De acordo com essa abordagem, o inconsciente é extremamente receptivo à sugestão quando em um estado de transe. Dessa maneira, em vez de utilizar-se de metáforas, o terapeuta realiza uma sugestão direta e específica, de a acordo com os objetivos do cliente.
            A hipnose tradicional costuma dividir-se em quatro etapas distintas:

Passo 1 - Motivação. A motivação é a grande responsável pelo fim dos eventuais bloqueios para o transe hipnótico. Sem essa motivação, o indivíduo vai ter bastante dificuldade para praticar a auto-hipnose.
Passo 2 – Relaxamento. A maioria das sessões de hipnose começar com algum tipo de exercício de relaxamento para liberar o corpo da tensão superficial. Uma técnica comum é a chamada de "relaxamento progressivo", na qual o cliente se concentra e relaxa o corpo de um grupo muscular por vez até que todo o corpo se acalme. Essa prática costuma induzir um estado hipnótico leve.

Passo 3 –A indução hipnótica. Depois do relaxamento físico, é preciso relaxar a mente do cliente. Esse relaxamento mental acontece durante o processo de indução hipnótica. Há dezenas de possíveis métodos de indução, a maioria dos quais são projetadas para redirecionar ou distrair o filtro crítico da mente consciente. Após o fim do filtro crítico de nosso consciente, nosso inconsciente pode absorver as sugestões sem impedimentos. Muitos métodos de indução costumam incluir algum tipo de contagem, porque os números podem ser utilizados como uma medida dos níveis de relaxamento e hipnose.

Passo 4 – Sugestões hipnóticas e pós-hipnóticas. Uma vez que um nível satisfatório de hipnose tenha sido alcançado, o cliente está pronto para aceitar sugestões do hipnoterapeuta. Às vezes, as primeiras sugestões envolve o aprofundamento da própria hipnose, com o objetivo de se obter um transe mais profundo. Geralmente, esse aprofundamento é obtido com uma simples sugestão: "Você está indo mais a fundo no processo hipnótico”. Durante as sessões de hipnoterapia, o terapeuta costuma testar várias sugestões de aprofundamento do transe para perceber com qual delas o cliente melhor se identifica.
            Após obter-se o aprofundamento do transe hipnótico, sugestões para a mudança imediata (hipnóticas) ou futura (pós-hipnóticas) são oferecidas através de sugestões verbais. Vamos a um exemplo: suponha que você esteja realizando sessões de hipnoterapia com o objetivo de parar de fumar. Nesse caso, um exemplo de sugestões hipnótica imediata seria : ”Agora, você é um não-fumante e permanecerá assim”.  No entanto, podem haver sugestões com o objetivo de serem acionadas no futuro, tais como: "Sempre que você vir um cigarro, você vai se lembrar de eu cheiro e gosto repugnantes” ou algo similar. Uma sessão de hipnoterapia costuma oferecer várias sugestões diferentes. No entanto, elas normalmente focam um único tópico (e.g. fim do tabagismo, perda de peso, aumento de confiança, dentre outros).
            É importante ressaltar que a hipnose tradicional também possui interação entre o cliente e o terapeuta através da conversa. No entanto, a abordagem de Erickson é interativa durante a sessão hipnótica propriamente dita, enquanto que a abordagem diretiva é mais interativa antes da sessão.

Passo 5 – Retorno da hipnose. Finalmente, o cliente deverá sair do transe hipnótico. Alguns hipnólogos se referem a esse passo como o “despertar da hipnose”. No entanto, apesar de ser uma expressão muito utilizada, o termo “despertar” é um pouco equivocado. Como vimos anteriormente, hipnose não é o mesmo que sono. Assim, não faria sentido falar em despertar desse estado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...