terça-feira, 24 de abril de 2007

Flash cards

Boa noite a todos! Anteriormente, postei sobre o fenômeno da reminiscência, onde explico por que é importante que façamos repetições espaçadas para o aprendizado. No entanto, recebi alguns e-mails questionando qual a melhor forma de fazer esse estudo espacejado. Apesar de existirem muitas formas de se utilizar a reminiscência para estudar, decidi escolher os flash cards como a primeira técnica a utilizar o descanso após cada repetição para os estudos.


Flash Cards

Flash card é um pedaço de papel (geralmente cartolina), utilizado como ferramenta para o aprendizado. O tamanho de cada flashcard é variável. Recomendo que o tamanho seja compatível com o tamanho de sua carteira ou bolso da calça.

Em cada cartão você escreve alguma pequena informação que você deseja aprender: leis, fórmulas ou até mesmo tabuada. Você deve guardar todos esses pequenos cartões em um local de fácil acesso (geralmente a carteira), para que você possa verificá-los durante todo o dia.

Os flashcards funcionam por dois grandes motivos:

a) Respeitam o fenômeno da reminiscência
b) Utiliza melhor seu tempo livre, visto que você pode dar uma pequena olhada em cada um deles no ponto de ônibus, sala de espera do dentista ou até mesmo no trabalho (se você não for piloto de avião, claro).

Os flashcards foram introduzidos na aprendizagem por um cientista alemão chamado Sebastian Leitner, nos anos 70. Essa é a forma como seu método funcionava: cada cartão continha uma pergunta de um lado e no verso a resposta. Ao ler a pergunta, o estudante verificava se sabia a resposta. Caso afirmativo, o cartão era movido para o bloco de cartões já estudados. Caso o estudante desconhecesse a resposta, o cartão era movido pro bloco de cartões a serem revistos posteriormente.

Espero que os ajudem! Qualquer dúvida, favor comentar logo abaixo, no espaço adequado, para que todos possam ler a resposta.

Abraços!

Alberto Dell'Isola

11 comentários:

Leonardo N. disse...

Bem interessante Sr. Alberto, gostei da idéia e irei coloca-la em prática.
Muito obrigado.

Anônimo disse...

ESTOU SEGUINDO SEUS CONSELHOS E VOU COLOCAR AS DICAS DO TEXTO ACIMA EM PRATICA.

Danilo disse...

Vou sugerir aos meus alunos.

Anônimo disse...

Também gostei da idéia. Mais um método para reforçar o aprendizado.

Unknown disse...

Olá Alberto!!! Tudo bem????

Recebi o convite pelo orkut e adorei os assuntos abordados neste blog..

Li sobre o efeito da reminiscência e da sinestesia...como sou músico e preciso decorar muitas coisas, vou usar essas matérias com certeza.

Gostaria de lhe perguntar se vc conhece alguma técnica para memorizar para movimentos musculares, ou seja, os dedos da mão esquerda e o braço direito que seguro o arco (sou violinista!!)...sempre me pergunto por que devo estudar horas e horas uma música nova da orquestra ou que terei que solar, sendo que já estudo escalas e arpejos??? (que percorrem todo o braço do instrumento e me fazem saber onde estão as notas musicais nele)...

espero ter sido claro no pergunta...

Muito obrigado!!!

jacques calabia disse...

VOU SEGUIR SEUS CONSELHOS
VIREI AQUI COM FREQUENCIA
GOSTEI DE TUDO QUE VI
PARABENS MEU AMIGO
SUCESSO E MAIS SUCESSO
JACQUES CALABIA

Anônimo disse...

Boa tarde!
Onde posso adquirir (comprar) ou baixar programa para gerar flashcards com matéria de direito? Meu e-mail é fernandablondy@hotmail.com

Unknown disse...

Que bom poder contar com as dicas do seu blog. Passo muito tempo no transporte coletivo sem fazer absolutamente nada, a não ser me deslocar de um lugar a outro. Acabo de ganhar um "amigo" de viagem, os "Flash Cards". Adorei!

Muito obrigada

Daniela... disse...

que legal, eu adorei a ideia...

Luiz Fernando Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Fernando Xavier disse...

Muito interessante a explicação! Eu encontrei vários sites que mostram os flashcards, mas em português não há muitos que explicam realmente como funciona! Obrigado por compartilhar!

Eu tenho uma sugestão para quem gosta de flashcards que é utilizá-los online. Quando esse post foi publicado, não existiam tantos smartphones e acesso à internet quanto hoje, então ficou ainda mais fácil usar ferramentas online para estudar com flashcards. Como esse site, por exemplo, que é um dos que usei e mais gostei para flashcards: ExamTime
Algumas pessoas dizem que não funciona. Depende muito do que você pretende fazer, mas para mim, funcionou bastante - para aprender novas palavras em Inglês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...