segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mentalismo - Introdução


Mentalismo é uma arte em que seus praticantes, conhecidos como mentalistas, parecem demonstrar habilidades mentais. Essas habilidades costumam incluir demonstrações de memória excepcional, cálculos mentais, além de supostos poderes psíquicos como telepatia, clarividência, adivinhação, precognição, psicocinese, controle da mente, dentre outros. Alguns mentalistas famosos costumam incluir números de hipnose de palco em seus shows. 


Minha primeira apresentação pública de mentalismo ocorreu em 2006, no programa Caldeirão do Huck. Na ocasião, realizei dois números de mentalismo: 
  •  A apresentação de uma Revista “Quem” completamente memorizada. Estando vendado, era capaz de relatar o conteúdo de qualquer página da revista, bastando que me fosse dito o número da página desejada. 
  • A demonstração do calendário gregoriano completamente memorizado. Nesse numero, eu indicava rapidamente o dia da semana de qualquer data entre 1753 e 2099
Com o passar dos anos, continuei a realizar apresentações públicas envolvendo minha memória excepcional: memorização da sequência de cartas de baralho, longas sequências de dígitos, nomes e rostos de pessoas, dentre outros números.
Há alguns meses, passei a estudar outras habilidades de mentalismo, como telepatia, adivinhação e precognição. Obviamente, assim como Patrick Jane, também sou uma farsa e convido todos vocês a entenderem melhor como tudo isso funciona. 

A seguir, aprenda um pouco sobre o conceito de desorientação (misdirection), muito utilizado em números de ilusionismo e mentalismo.

Desorientação (misdirection)

            A desorientação física é uma ferramenta bem conhecida pelo ilusionista: ele aponta para um objeto com o objetivo de desviar a atenção do público da área onde o truque realmente acontece.

            Um estudo recente realizado pelo Dr. Gustav Kuhn e colaboradores, da Universidade de York, examinou os mecanismos de desorientação por trás do “truque da bola que desaparece”. Nesse simples número de mágica, o ilusionista lança uma bola para o ar três vezes, mas na terceira vez ela supostamente desaparece. Dr. Kuhn, que também estuda mágica e ilusionismo, é mostrado demonstrando o truque no vídeo abaixo.

 

            No terceiro arremesso da bolinha, o pesquisador a escondeu na palma da sua mão. No entanto, ele ainda olha para cima na esperança de ver a bola em voo. Para tornar o truque ainda mais verossímil, ao mostrar as mãos vazias, ele também dobra o polegar da mão esquerda (que não esconde bola alguma).

            O estudo do Dr. Kuhn descobriu que é o olhar para cima que tem papel fundamental para que esse simples truque funcione ou não. Em seu experimento, cerca de dois terços dos observadores disseram que viram a bola realmente se movendo para cima quando o mágico olhou para cima. No entanto, ao realizar o mesmo truque sem mudar a direção de seu olhar, apenas um terço dos entrevistados pensou ter visto a bola se movendo para cima.

            A desorientação psicológica é muito mais sutil e difícil de se identificar. Nesse caso, o mágico cria a ilusão de que a plateia teria descoberto o truque por trás de seu número de mágica. Após identificarem esse suposto truque, a plateia se torna menos propensa a identificar o truque verdadeiro. Assim, ao final do número, o ilusionista mostra que a suposta solução encontrada jamais funcionaria.

            Pesquisas sobre “resolução de problemas” indicam que, uma vez que temos uma solução em mente, é muito difícil pensar em alternativas. Algo similar a esse efeito é percebido quando estamos tentando lembrar o nome de um determinado ator e ficamos com a resposta errada presa em nossa mente. Sabemos que não é Kevin Costner, mas não conseguimos evocar o nome correto. Nesse caso, a resposta errada (Kevin Costner) parece ficar presa em nossa mente, bloqueando a resposta correta. 
 
Gostaram? Na próxima postagem sobre mentalismo vamos abordar as ilusões cognitivas: como por que elas acontecem. Além disso, faremos vários testes para avaliar o poder das ilusões cognitivas em seu dia-a-dia! Fiquem ligados!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...