terça-feira, 26 de julho de 2011

Os 12 Mitos da Memória - Parte 1

Hoje iniciamos uma nova série de postagens sobre a memória: os mitos da memória. Diariamente, recebo vários e-mails contendo os mitos que listarei nessa série. Desse modo, essa será a oportunidade pra esclarecer algumas dúvidas de muitos de nossos usuários. Hoje, falaremos dos três primeiros mitos envolvendo a memória: a) Suplementos naturais não possuem contra-indicação b) Álcool destrói neurônios c) Neurônios não se regeneram na idade adulta
Mito #1 – Suplementos naturais para a memória não possuem contra-indicação

Em minha adolescência, nos anos 90, existia uma banda chamada Planet Hemp. Liderada pelo rapper Marcelo D2, eles faziam diversas canções que defendiam a descriminalização e liberação da maconha. Uma de suas músicas, chamadas “Legalize já”, possuía o seguinte refrão:

Legalize já, legalize já
Porque uma erva natural não pode te prejudicar

Atualmente, têm surgido diversos argumentos a favor da descriminalização da maconha. No entanto, o argumento acima é extremamente falacioso. A natureza está repleta de venenos naturais: estricnina, ricina, tetratoxina, oleandrina e aneriantina são apenas alguns exemplos de venenos 100% naturais.
O fato de algo ser natural não significa que não seja prejudicial. Frequentemente, vejo alguém dizendo que está tomando Ginko Biloba, Ginseng, Guaraná em pó ou qualquer outro remédio natural para a memória. Infelizmente, ainda faltam estudos que possam comprovar a eficácia desses remédios. Além disso, o fato de serem naturais não os tornam isentos de contra-indicações (ainda que sejam naturais, continuam sendo compostos químicos). Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer um desses remédios.

Mito #2 – Álcool destrói neurônios

O alcoolismo realmente é extremamente tóxico para o cérebro. No entanto, em pequenas doses, o álcool pode até mesmo ser benéfico para nossos cérebros. Em uma pesquisa recente, observou-se que o Alzheimer ataca com mais freqüência as pessoas que nunca bebem do que as pessoas que bebem moderadamente. Obviamente, pode ser apenas uma coincidência. No entanto, essa pesquisa ao menos mostra que beber moderadamente não é sinônimo de perda neuronal.

Mito #3 – Neurônios não se regeneram na idade adulta

Por muito tempo, acreditou-se que neurônios não se regeneravam na fase adulta. Ou seja, quando essas células morriam, elas não eram repostas. No entanto, há alguns anos, os cientistas descobriram até mesmo os adultos podem produzir novos neurônios. Além disso, muitos desses neurônios nascem na região do hipocampo (região do cérebro responsável pela consolidação de nossas lembranças). Obviamente, essa regeneração celular é extremamente limitada. No entanto, ela traz esperança de que, no futuro, isso seja uma solução para as doenças degenerativas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...