quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os Sete Pecados da Memória - Quarto Pecado: Atribuição Equivocada


A atribuição equivocada se refere a um erro na fonte de determinada lembrança específica. Um bom exemplo é aquele que eu disse anteriormente, onde as pessoas me assistiram no Caldeirão do Huck, mas achavam ter me visto no Faustão. Vamos a um outro exemplo de atribuição equivocada. Suponha que seu amigo lhe pediu um livro emprestado. “Eu vi o livro na estante do meu quarto. Espere que vou buscá-lo”.

No entanto, você não encontra o livro. “Estranho, tenho certeza que o vi aqui”, você lamenta. No dia seguinte, você encontra o mesmo livro na estante do seu escritório. Nesse exemplo, o fenômeno da atribuição equivocada fez com que você confundisse o local onde você avistou o livro.

Outro tipo de atribuição equivocada ocorre quando nos convencemos de que uma idéia que tivemos é totalmente original, mas na verdade, é de algo que vimos ou ouvimos anteriormente. Essa é a explicação pra muito plágio não intencional, em que você escreve algo que você julga ser uma criação sua, mas é baseado em algo que você leu anteriormente.

Yesterday

Um caso interessante que ilustra nossa dificuldade em identificar as fontes de nossa memória foi o processo de criação da música Yesterday, composta pelo Beatle Paul McCartney.
Um dia, Paul McCartney acordou com a melodia da música Yesterday em sua mente. Essa melodia estava acompanhada por uma letra bastante inusitada:

Scrambled Eggs
Oh my darling you've got lovely legs

A letra e sua melodia estavam tão claras na mente de Paul McCartney que ele tinha certeza: “Já ouvi essa música em algum lugar”. Em seguida, McCartney fez uma busca pela música “Scrambled Eggs”. Mais de um mês depois da criação da música e após conversar com diversos críticos de música e produtores, McCartney descobriu: a música realmente era original.
Assim, McCartney passou a desenvolver a letra da música que se tornaria um dos maiores sucessos da música pop de todos os tempos.

Estratégias para lidar com o problema

Veja logo abaixo algumas estratégias para evitar esse problema:

• Ao se deparar com alguma lembrança com origem duvidosa, procure se perguntar: “Quem lhe contou isso”,”Onde você viu ou ouviu isso pela primeira vez”, “Onde você acha que você adquiriu essa lembrança”, “Com quem você estava no dia em que você adquiriu essa memória”, “O que você estava fazendo quando se deparou com essa informação?”, “Por que você estava nesse lugar, nessa situação, com essa pessoa?”, dentre outras. Essas perguntas procuram identificar detalhes específicos da sua lembrança, diminuindo as chances de interferência na origem de sua fonte.

• Não tire conclusões precipitadas. Lembra-se do exemplo que dei sobre minha participação no Caldeirão do Huck? Provavelmente, essas pessoas pensaram: “Eu assisti a apresentação do Alberto em um final de semana, deve ter sido no Faustão”. Ao evitar as conclusões precipitadas, você diminui as chances de cometer o Pecado da Atribuição Equivocada.

2 comentários:

Roberta disse...

Tô adorando a série, Alberto! Muito legal!
Abçs

Alberto Dell'Isola disse...

Fico feliz que esteja gostando! Uma pena que já está acabando... :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...