quinta-feira, 4 de março de 2010

Será que existem pessoas com memória fraca?

(Gostou do artigo? Detestou? Comente!!!)

“Eu tenho péssima memória”. Provavelmente, você já ouviu essa frase milhares de vezes. Aliás, grandes são as chances de que você já tenha dito essa frase várias vezes. Ao reclamarem da própria memória, as pessoas cometem dois erros:
  • Elas têm a impressão de que a memória é uma coisa, ao contrário de um processo formado por diversos outros processos diferentes. Assim, essas pessoas ignoram que esquecer a localização das chaves do carro não é o mesmo que se esquecer uma fórmula matemática, sua própria data de nascimento ou até mesmo como se anda de bicicleta.

  • Elas acham que nasceram com péssima memória e que não existe nada que possa ser feito em relação a isso. Ao contrário do que se possa imaginar, até mesmo portadores de doenças degenerativas como o Alzheimer podem ser beneficiar de treinamento de memória.

Alguns livros populares de treinamento de memória, costumam afirmar que não existe memória fraca. Segundo esses livros, existiriam apenas memórias treinadas ou destreinadas. Esse pensamento não é completamente certo, visto que ele ignora a possibilidade de certas diferenças individuais no que concerne a habilidade de memória.

No entanto, apesar de existirem diferenças individuais no que tange a habilidade de memória em cada um de seus domínios, o treinamento é capaz de simplesmente aniquilar essas diferenças. Por exemplo, observe alguns recordes estabelecidos nos campeonatos de memória:

http://web.aanet.com.au/~memorysports/disciplines.php

Suponha que consigamos identificar o indivíduo com maior habilidade inata1 para a memorização de cartas de baralho e dígitos. Sem um treinamento específico, esse indivíduo dificilmente conseguiria bater esses recordes.

Vamos a um outro exemplo para ilustrarmos melhor isso. Suponha que você possui dois fichários para catalogação de fichas. Um deles possui capacidade de armazenamento de 1000 fichas e o outro, de 2000 fichas. À primeira vista, o fichário com 2000 fichas possui maior capacidade de armazenamento.

Imagine agora que as fichas no fichário de maior capacidade estão armazenadas de maneira completamente aleatória. Em contrapartida, todas as fichas do fichário de menor capacidade estão dispostas em ordem alfabética. Suponha que você precise buscar uma ficha específica em cada um desses fichários. Nesse caso, o fichário de apenas 1000 fichas será mais eficiente.

Independente do domínio de memória, nossa habilidade em lembrar-se depende mais da forma como essa informação é armazenada do que de nossa capacidade para armezenamento.

Assim, ainda que existam pessoas que possuam problemas em relação a memorização de algum tipo de informação, não podemos afirmar que elas possuem memória fraca. Na maioria dos casos, essas pessoas simplesmente não utilizam boas estratégias para armezenar determinado tipo de informação.

5 comentários:

Jomar Filho disse...

Muito interessante a postagem Alberto! Quais os passos que devemos seguir para termos uma boa memória?

Forte abraço e que Deus o abençoe.

Alberto Dell'Isola disse...

Jomar, conforme disse em um post anterior, cada contexto requer uma estratégia diferente. Se voce deseja memorizar nomes e rostos, a abordagem é de um tipo. Se deseja memorizar artigos, a técnica é outra, completamente diferente.

Caso tenha outra dúvida específica, favor perguntar no formspring.me

Abraços e valeu pela audiencia constante!

Mauricio disse...

Esse texto é um verdadeiro alívio para pessoas que acreditam em sua memoria problemática,hehehehe.
Otimo texto!
Grande abraço!

Anônimo disse...

Parabéns!

O site é muito bom e o post foi bem esclarecedor.

Paulo

Shirley disse...

muito interessante as dicas,Gostaria de saber se conhece algum rémedio para a memória?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...