terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sabe o que é Brainstorming?


(Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Quem sabe conseguimos criar um debate interessante sobre esse tema?) 

Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica de geração de ideias, geralmente feita em grupo. O método foi popularizado nos anos 30 pelo americano
Alex Faickney Osborn e, desde então, tem sido vastamente utilizada em todo o mundo para a geração de ideias, principalmente no campo de relações humanas, publicidade e propaganda.

Segundo Osborn, os grupos poderiam até duplicar seu potencial criativo ao utilizar essa técnica. Osborn era um pensador revolucionário. Ele acreditava que qualquer pessoa possuía um potencial criativo, que poderia ser trabalhado de maneira a tornar qualquer um uma pessoa extremamente criativa.
Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas (geralmente menos de 12 participantes) se se reunam e se utilizem da diferença em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante. Observe que o brainstorming obedece a todos os principios da criatividade abordados anteriormente, visto que valoriza o pensamento divergente (pessoas diferentes e ideias aparentemente incompativeis) em busca de novas perspectivas e relações entre os conceitos a serem discutidos. Além disso, a técnica valoriza o olhar do leigo. Lembra-se quando disse sobre os perigos de se saber demais e, consequentemente, estreitar o pensamento? Pois bem, grandes empresas costumam criar sessoes de Brainstorming que envolvam setores diferentes de uma mesma empresa, com o objetivo de tornar o pensamento o mais divergente e não-condicionado o possível.
Outro principio criativo respeitado é o de diferenciar o processo de criação do processo de avaliação. Durante o Brainstorming, nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwrite, que constitui-se na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as idéias até a chegada da solução efetiva. Essa técnica possui aplicação muito ampla, podendo ser utilizada com grande utilidade tanto na busca por soluções rápidas para problemas simples quanto para a geração de ideias para a solução de um problema (por exemplo, na criação de um organizador gráfico do tipo espinha de peixe.) Alguns exemplos da aplicação da técnica:

• Desenvolvimento de novos produtos - obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
• Publicidade - desenvolver idéias para campanhas de publicidade.
• Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
• Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
• Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
• Formação de equipes - geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.

2 comentários:

Pedro Júnior disse...

só de curiosidade...

no interior de minas brainstorm eh conhecido como "toró de palpite".

uma tradução bastante fiel eu acho...

Alberto Dell'Isola disse...

Interessantíssimo! Sou de Belo Horizonte, mas nunca tinha ouvido essa expressão! Obrigado pela participação. Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...