domingo, 24 de janeiro de 2010

Fotoleitura - Análise da NASA

Adicionar legenda
Segundo análise da NASA, Fotoleitura (Photoreading) simplesmente não funciona - nenhuma novidade, mas serve para abrir os olhos daqueles que acreditam.

Veja o resumo desse experimento:

"The purpose of this project was to provide a preliminary analysis of a reading strategy called PhotoReading. PhotoReading is a technique developed by Paul Scheele that claims to increase reading rate to 25,000 words per minute (Scheele, 1993).

PhotoReading itself involves entering a ”relaxed state” and looking at, but not reading, each page of a text for a brief moment about I to 2 seconds). While this technique has received attention in the popular press, there had been no objective examinations of the technique’s validity. to examine the effectiveness of PhotoReading, the principal investigator (i.e., trainee) participated in a PhotoReading workshop to learn the technique.

Parallel versions of two standardized and three experimenter-created reading comprehension tests were administered to the trainee and an expert user of the PhotoReading technique to compare the use of normal reading strategies and the PhotoReading technique by both readers. The results for all measures yielded no benefits of using the PhotoReading technique. The extremely rapid reading rates claimed by PhotoReaders were not observed; indeed, the reading rates were generally comparable to those for normal reading. Moreover, the PhotoReading expert generally showed an increase in reading time when using the PhotoReading technique in comparison to when using normal reading strategies to process text. This increase in reading time when PhotoReading was accompanied by a decrease in text comprehension.

Fonte: http://202.118.250.135/nasa/STAR/star0003.pdf , pág 146.

17 comentários:

Allan Magalhães disse...

Foi muito bom a NASA ter feito experimentos acerca do Photoreading, que para mim sempre pareceu nada crível, e menos ainda factível.

Não obstante algumas boas dicas em seu livro, Paul Sheele já colheu muito, incutindo a dúvida na mente de vários.

Pedro Júnior disse...

eh uma pena q não funcione...

ainda bem q eu não perdi meu precioso tempo/dinheiro com isso

kkk

Alberto Dell'Isola disse...

O livro do Scheele realmente tem boas dicas de leitura. No entanto, fotoler realmente é impossível.

Unknown disse...

Uma pena saber disso depois que já paguei e fiz o curso... geralmente sou tão cético, não sei o que aconteceu... fui obrigado a sair durante o curso, de tanto desgosto.

Lucas Borges disse...

Na verdade o propósito da fotoleitura não é ler rápido e sim aprender rapidamente, a fotoleitura enviar informação para a mente não consciente, feito isso ao ler o texto normalmente usando técnicas de aprendizagem acelerada se aprende mais e em menos tempo do que a leitura comum. Após anos usando as técnicas as pessoas tendem a absorver o conteúdo apenas com a fotoleitura não precisando mais da leitura normal, porém isso não é regra, pois o conteúdo da mente não consciente não é acessível e somente com a ativação que é um processo divertido porém demorado que conseguimos aprender mais... Resumindo: é uma forma de estudo que poucas pessoas preferem usar, e desde que elas tenham algum resultado na vida, ótimo, mas também não recomendo pois são conceitos meio malucos né....

Caio disse...

Olha, quando voce lê o livro e compra o curso de fotleitura, ou faz qualquer outra coisa para aprender a fotoler, em todos os lugares eles advertem: "O passo mais importante da fotoleitura é auto-confiança, acreditar que o processo funciona", pois quando colocamos uma mensagem negativa em nossa mente, dizendo "Essa técnica não funciona" e etc, é óbvio que ela não vai funcionar,se você não acreditar eu admito fotoler é impossivel. Outra coisa, para se dominar a fotoleitura do geito que vocês escutam, como acessar a informação logo que fotoleu não é de um dia para outro, nem de um mês para o outro, este processo leva anos de dedicação para se alcançar um bom nível. Caso continue com dúvidas, procure alguém que use o método e pergunte pessoalmente sobre o assunto e se for necessário faça um teste com aquela pessoa para observar os resultados. Ou melhor, procure as experiencias de milhares de pessoas na internet e se achar que todas essas pessoas estão mentindo, eu apenas posso falar para você então continuar usando os seus metodos de aprendizagem que eu e essas pessoas usaremos o nosso ;D
E sim, estou falando que a NASA está errada, a pessoa que eles colocaram lá para "aprender" a técnica, provavelmente ja foi lá com a mensagem em sua mente que a fotoleitura não funciona e mesmo que esse não fosse o caso, quanto tempo ele se dedicou para a técnica?
Obrigado!

programadorsubconsciente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebecah disse...

Hahahahaha lógico que funciona!!! Precisa de treino, nao basta vc pegar um dia e dizer que nao adiantou em nada, e outra tem toda uma tecnica para acontecer. As informaçoes tmbm nao aparecem na sua mente consciente imediatamente, precisa de um tempo para ser processada as informações!!!
ACREDITO + NA FOTO LEITURA, DO QUE UM HOMEM TENHA IDO A LUA!!!!

Unknown disse...

SE voces acreditarem na mentira da nasa voces estao enrolado.. eles nao querem que voce se desenvolva.. com certeza funciona.. pode ter certeza disso

Unknown disse...

É, de fato funciona, pratico há dez anos, porém,admito que só com anos de treinamento alguém possa trazer o assunto para o debate e opinar.Pessoas céticas perderão seu tempo,não só na Fotoleitura como em qualquer operação que seja mesmo insignificante aprender...

Unknown disse...

ainda nao fiz um curso e por acaso encontrei algo sobre leitura dinamica e acabei vendo uns assuntos relacionados em fotoler , digo por mim que estou na universidade e final de semestre com a varias provas a serem feitas , curso eng.falo isso,pois é dificil ter tempo e estudar tudo bem rápido e absorver 100%,vi alguns videos sobre o assunto e gostei,estou praticando , minha concentração melhorou muito e conseguir estudar 4 capitulos para uma prova em menos de um dia para a mesma ainda deu para rever outros assuntos relacionado a mesma ,e hoje posso dizer que fiz uma boa prova , pra mim que estava cheio de coisas para fazer .Em relação a NASA, pensem ,já pensaram o mundo todo praticarem isso e absorverem (n)assuntos desde culinária até inteligência artificial ,creio que seria sim um perigo para as pessoas que trabalham lá,pois muitos que estão la são consideram os melhores , acho que todos tem seus Gênios ,escondidos querendo liberar seus conhecimentos avançados ,para isso criou técnicas (n),e cada um adota a sua , desde que tenha conhecimento de uma .Pensamento positivo atrai coisas positivas , não precisa se cientista para saber que acontece , agora, claro tem que ter um conhecimento de cientista para explicar tal coisa que já aconteceu conosco,deixo claro que o pensamento que menciono não só para oque estamos postando ,e sim de vários outras coisas que acontecem em nossas vidas , e para mim não custará nada tentar .ABS

Developer Frontend Assets disse...

Nasa está querendo enganar nós.

A foto leitura funciona sim, e requer pratica, requer o estado de alerta relaxado, o olhar mole, a superleitura, a leitura rápida, imergir sobre o testo, prever e dentre todos os passos, vocês devem acreditar na foto leitura.
Pratico foto leitura a 3 dias, sim 3 dias, me interessei tanto no assunto, por que estava procurando uma forma de passar na prova da faculdade sobre uma unidade do livro que eu nem sequer tinha tocado.
Li o livro de foto leitura, anotei os passos, aprofundei-me em pesquisas paralelas no google, e acabei que sobrou 2 horas pra estudar pra prova da faculdade.
Comecei entrando no estado de alerta relaxado, Fiz todos os passos no livro da faculdade, FotoLi e etc. Depois comecei com a superleitura, imergindo, com os pensamentos de relaxar a cada 2 segundos virando a página.
Depois de todos os passos e de ter foto lido livro dei um tempo.

e depois voltei a ler o livro do inicio ao fim.
as palavras entraram com mais clareza.
já estava no trânsito no carro da minha mãe , lendo o livro.
Bem nem preciso falar da prova, eu fiz a prova maravilhosamente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pra quem não acredita que funciona olha o link ai em baixo E TENHA A EXPERIENCIA!!!
https://leitordinamico.wordpress.com/2012/02/01/bons-habitos-de-leitura-leitura-por-imgens/

Pobre-diabo disse...

http://leituradinamicagratis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu lia normal há um tempo, eu sempre quis ler rápido e por isso sempre li, mas uma vez consegui ler mais rápido apenas pronunciando as palavras de forma errada e vendo as palavras como "flashs padronizados", depois eu parei de pronunciar as palavras, depois conheci a foto leitura. Parei há dois anos de ler dessa forma porque apesae que eu lia mais rápido, eu comecei a sentir falta de pronunciar as palavras no prnpensamento. Perdi um pouco da velocidade e capacidade de ler sem pronunciar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...