quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Leitura acima de 1000 palavras por minuto. Mito?

Atualmente, existem no mercado diversos cursos de leitura dinâmica, com métodos que variam entre livros, CDs, programas de computador e até mesmo verdadeiras máquinas para leitura. Alguns desses programas alegam ser de ensiná-lo a ler com velocidades que variam entre 2.000 a 25.000 palavras por minuto. Atualmente, só conhecemos uma pessoa capaz de ler a essas velocidades e com alta compreensão: Kim Peek. Ao contrário do que você possa imaginar, Kim jamais freqüentou qualquer um desses cursos de leitura dinâmica. Na verdade, Kim nasceu em 1951, com uma cabeça bem maior que o normal, em cuja parte posterior havia uma encefalocele (uma "bolha", do tamanho de uma bola de beisebol), que desapareceu. Havia também outras anormalidades, incluindo deformação do cerebelo – responsáveis por suas grandes dificuldades motoras. No entanto, o mais notável é a ausência do corpo caloso, a grande placa de tecido nervoso que normalmente interliga os hemisférios cerebrais. Os cientistas não sabem ao certo, mas essa combinação de anomalias tornou seu cérebro capaz de desenvolver uma habilidade de leitura e memorização realmente impressionantes.
Kim era capaz de ler duas páginas ao mesmo tempo, cada uma com um olho. Ele era rapaz de evocar com precisão qualquer trecho dos mais de 7.600 livros que ele já leu desde os três anos de idade. A maioria desses livros, ele apenas leu uma vez. Infelizmente, apesar de Kim ser continuamente estudado por cientistas do mundo inteiro, incluindo cientistas da NASA, ninguém sabe ao certo como Kim conseguia executar essas proezas. Desse modo, assim como ninguém sabe como Kim conseguia ler e memorizar tão facilmente, ninguém é capaz de ensinar essas habilidades a outras pessoas.
O design de nossos olhos e sistema nervoso definem alguns limites físicos para a leitura dinâmica. Ao contrário do que você possa imaginar, nossos olhos não mexem suavemente sobre cada linha de palavras. Caso queira verificar essa propriedade de nossos olhos, preste atenção aos olhos de alguém que está lendo algum material. Durante a leitura, nossos olhos fazem pequenos saltos, ou “fixações”. O número máximo de fixações físicas que o olho pode fazer é de 300 por minuto. Em leitores dinâmicos (eficientes), a distância entre cada fixação é de aproximadamente uma polegada. Isso significa que eles conseguem ver e registrar, aproximadamente três palavras por fixação.
Essa é a principal razão pela qual especialistas (sérios) costumam estimar que a maior velocidade de leitura possível, com total compreensão e sem pular palavras, é de 900 palavras por minuto. Muitas vezes, para aumentar nossa familiaridade com o material a ser lido, fazemos uma pré-leitura chamada Skimming. Durante o Skimming, simplesmente corremos os olhos pelo texto em busca de termos ou tópicos importantes. No entanto, ainda que você tenha excelentes habilidades em fazer esse tipo de leitura, ela nunca será capaz de substituir a leitura propriamente dita.
Assim, sugiro que você trate com certo ceticismo qualquer curso de leitura dinâmica que anuncia velocidades de leitura acima de mil palavras por minuto com total compreensão.
Se você acredita já ter uma boa velocidade de leitura, isso talvez aconteça porque você tenha o hábito de “saltar” palavras durante sua leitura, ainda que inconscientemente. Você talvez descubra que sua velocidade de leitura é abaixo da média e passe a saltar palavras para melhorar sua velocidade de leitura. Esse hábito de saltar palavras geralmente diminui a compreensão. Nos capítulos mais adiante, você aprenderá técnicas que lhe permitirão aumentar sua velocidade de leitura sem prejudicar o seu entendimento.
Provavelmente, você já foi abordado por pessoas que alegavam que, para ler dinamicamente você precisaria comprar máquinas, programas especializados ou participar de treinamentos caríssimos. Isso não é verdade. Cada um desses recursos traz algumas falhas, devendo ser utilizados apenas como complementos para o seu treinamento. Por exemplo, frequentemente esses métodos de leitura forçam uma velocidade fixa (ritmo) de leitura. Conforme dito em meu livro “Treinamento prático em leitura dinâmica”, você precisa variar o seu ritmo de leitura enquanto você lê. Outros sistemas não são capazes de simular no computador as dificuldades encontradas durante a leitura de material impresso – alvo principal de nossas leituras. As técnicas que ensino em meu livro ou nesse blog são tão eficientes, ou talvez mais eficientes, que qualquer uma dessas ferramentas que você possa adquirir. Tenho desenvolvido alguns estudos sobre linguagem e leitura na UFMG e jamais vi qualquer artigo que afirmasse que essa parafernália seja mais eficiente que as simples técnicas que lhes ensinarei aqui.
Algumas pessoas lhe dirão que é realmente possível ler em velocidades entre 2.000 e 25.000 palavras por minuto. Elas tentarão lhe convencer utilizando algumas frases feitas como: “você desconhece o seu verdadeiro potencial”, “para nosso cérebro, nada é impossível” ou “você está criando barreiras para seu desenvolvimento”. Essas pessoas provavelmente estão lhe tentando vender algum sistema que “não é qualquer cientista que realmente entende”. Assim, farão alguma proposta entre R$ 2.000 e R$ 15.000 para que você aprenda como esses fantásticos sistemas funcionam. Esses sistemas realmente funcionam: para os vendedores e criadores dos mesmos, que recebem milhares de dólares anualmente pelos seus livros e cursos. No entanto, é engraçado que esses mesmos empresários não invistam nem um dólar em pesquisas científicas que possam abalizar seus métodos. Se você fizer uma pesquisa minuciosa em portais científicos como sciencedirect ou scielo, verá que não existe qualquer menção à essas técnicas maravilhosas de leitura.
Finalmente, segue abaixo a tabela com os resultados do último campeonato de leitura dinâmica, realizado em 2003 na Inglaterra. 



 Adivinhe qual o método que Anne Jones ensina para seus alunos? As mesmas técnicas que ensino por aqui. Se esses sistemas de leitura acima de 20.000 palavras por minuto funcionam, por que nunca vemos resultados mais altos que esses nos campeonatos de leitura dinâmica?



8 comentários:

Anônimo disse...

Muito esclarecedor o post, espero que todos que estão prestes a comprarem tais livros e cursos que prometem milagres, possam isto antes de adquiri-los, vendo que somente estarão sendo enganados por tais vendedores. Parabéns pelo enorme trabalho que tem feito Alberto, de qualidade ímpar, utilizando o rigor científico na apresentação de métodos para que os Brasileiros tenham acesso as melhores técnicas de desenvolvimento intelectual.

Abraços,

ENZO

Ana Patrícia disse...

Estou ficando cada vez mais interessada \o/
Muito obrigada por disponibilizar essas informações por aqui...
Continue postando :*

Truthspeaker disse...

Então quer dizer que a fotoleitura não funciona :/ fiquei cheio de esperanças quando li sobre ela a primeira vez, só não comprei o livro porque não achei.

Anônimo disse...

Já comecei a treinar aplicando a leitura dinâmica para ler os seus artigos. Mas, sinceramente, eu parei quando li sobre Kim Peek. Eu até reli, porque é realmente incrível. rsrsrs

Danilo Dvalmont Lobo Matos disse...

Parabéns pelo Post!

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho, continue assim!!!

Davi disse...

Isso serve para pessoas super dotadas ? Conheci um garoto de que tinha um qi de 190 e lia, mais ou menos, 20000 palavras por minutos, com um índice de compreensão de 98%.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...