domingo, 15 de abril de 2007

Procrastinação


PERGUNTA: Três sapos estavam descansando em um tronco e um deles decidiu pular. Quantos sapos sobraram no tronco?
RESPOSTA: Três.

Explicação: Apesar de a maioria das pessoas responderem "dois", a resposta correta é "três". O fato de um sapo ter decidido pular não significa que ele realmente pulou.

Ao dar palestras sobre memorização e técnicas de estudo, eu sempre percebia que alguns alunos já sabiam todas as técnicas para ser um ótimo aluno. No entanto, isso não era a garantia de que seriam realmente bons alunos. Existe um grande abismo entre saber o que deve ser feito e realmente tomar a atitude correta. A procrastinação é uma das responsáveis pela existência desse abismo. Como evitá-la?

"Farei isso quando tiver a oportunidade"

Você sabe o que essa frase significa, não sabe? Você nunca terá a oportunidade. Abaixo seguem 8 dicas para acabar com o hábito da procrastinação e começar a realmente fazer as coisas.

  • PARTICIONE. Não veja todas suas obrigações como apenas um grande projeto. Particione seus objetivos, projetos ou tarefas em partes pequenas. Estabeleça um prazo (data e hora) para cada parte.
  • ANOTE. Anote duas metas. Quando você as anota, elas se tornam mais concretas e factíveis. Ao anotar, você está assinando um compromisso consigo mesmo.
  • CONTE A ALGUÉM. Diga a algum amigo, colega ou até mesmo a namorada sobre seus planos. Discuta sobre suas decisões quando elas não couberem apenas a você. Às vezes, o apoio de alguém é tudo o que você precisava para começar.
  • COMPROMISSO. Estabeleça um horário fixo diário para mexer em seu projeto.
  • ORGANIZAÇÃO. Organize o seu espaço de trabalho e obtenha todas as ferramentas necessárias.
  • POST-IT. Mantenha seus objetivos próximos de você. Coloque diversos adesivos do tipo POST-IT ao seu alcance, para que você se lembre de seus objetivos e prazos constantemente.
  • DOMINE SEUS CAPRICHOS. É difícil dominar nossos caprichos. No entanto, é importante que você não deixe que seus caprichos e mimos atrasem seu projeto. Ex: "Eu não assistirei TV enquanto não terminar a primeira lauda do meu projeto." Ahhh! Outra coisa. Você pode enganar a mim, a seus parentes ou até mesmo a sua namorada. No enanto, se enganar é idiotice.
  • RECOMPENSAS. É importante que você se recompense ao alcançar cada objetivo. Você merece!
Uma ótima semana para todos!

6 comentários:

Unknown disse...

Olá...
Adorei o texto...
Super interessante...
Sempre q possível estarei me favorecendo dos textos aqui postados.
Abraço

Anônimo disse...

Fala mano véi, particionar é realmente o primeiro e mais importante passo a ser dado. Para se ter uma idéia eu sou um procrastinador de mão cheia, e quando desejei fazer algo que particionei obtive êxito, primeiramente por já ter o ideal sendo realizado. Temos a péssima mania de querer fazer tudo numa paulada só, e para gente como eu não dá certo.

Anônimo disse...

Olá Alberto.
Muito bom o texto, o interessante é que tenho q estudar e venho procastinando... Li o texto no momento ideal. Obrigada!!!

Anônimo disse...

gostei, muito util essas palavras.

Anônimo disse...

Alberto, gostei muito do texto e gostaria de republicá-lo em meu site. Você entraria como autor convidado e o texto tteria um link para seu blog, logicamente.

Caso autorize, me mande uma resposta no gnv.bhz@gmail.com

Grande abraço,

Guilherme
www.papodehomem.com.br

young vapire luke lestat disse...

Perfeito seu blog...

vamos fazer parceria?

me de uma resposta.

abs:L.Sakssida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...