terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aprendendo a sublinhar - Parte 3

Olá amigos do Supermemória! Na postagem passada, falamos um pouco sobre a mudança de perspectiva para a retirada das idéias principais do texto. Assim, vejamos sempre o ato da leitura como se estivéssemos assistindo a um filme no cinema, sem pausas e compreendendo inicialmente o todo. E somente depois disso, passaremos a sublinhar o texto.

Ainda nessa função, temos que falar um pouco sobre propósito e compreensão do texto, pontos fundamentais para um sublinhado eficiente. Para que você esteja pronto para sublinhar é essencial que você tenha a plena compreensão e o domínio do texto.

Em primeiro lugar, o uso do dicionário se faz necessário. Isso por que a língua portuguesa constitui um dos idiomas mais difíceis e complexos do mundo, principalmente por conta da precisão do significado das palavras. Não é como na língua inglesa, por exemplo, que um mesmo verbo possui vários significados. Estamos falando do Português de Machado de Assis, Mario Quintana e Eça de Queirós! Definitivamente a língua portuguesa é difícil!

Justamente por conta da precisão do significado das palavras, a idéia de sempre utilizarmos uma idéia genérica como sinônimo para determinada palavra pode nos levar à compreensões equivocadas. Um exemplo que costumamos dar em sala de aula:

Alberto é severo.

Valéria é austera.


Severo e Austero possuem o mesmo significado?São sinônimos?

Você poderá observar que não. Ambos trazem consigo a idéia de rigidez. Contudo, severo diz respeito à uma rigidez nas decisões, disciplina ou governo, enquanto austero se refere à rigidez de opiniões, postura ou caráter.

Viu? Quanto mais precisos formos com o significado das palavras no texto, maior será a nossa compreensão dele e mais eficiente será o destaque das idéias principais.

Ainda em sede de compreensão do texto, certas vezes o texto estudado pressupõe o conhecimento prévio de algumas idéias e conceitos para a sua compreensão plena.

Nesses casos, recorra a esses assuntos, a fim de que você possa aprender o suficiente para compreender com completude o texto a ser estudado. Cuidado, não finja que sabe sobre aquele assunto anterior. Se você não souber, tenha a humildade de parar a leitura e aprender aquilo que tem que ser apreendido para a compreensão de uma nova informação. Compreensão total do texto! Lembra?

Muito bem. Falemos agora sobre o propósito antes da leitura do texto a ser estudado. É muito comum começarmos a ler determinado material sem fixarmos um objetivo, uma meta. Estabeleça critérios e metas antes de iniciar a sua leitura.

Faça uma análise rápida do material a ser estudado, a fim de verificar o que você deseja extrair dele:uma visão superficial e rápida?uma leitura mais aprofundada do tema? Aprender todos os pontos do texto ou somente alguns específicos?

Isso trará seletividade para a sua leitura e isso fará com que você imprima velocidades de leitura distintas em cada assunto, a depender do propósito fixado. E mais, fará com que você fique mais seletivo na escolha do material e poupará o seu tempo, evitando que você leia algo inútil para você.

Um propósito bem fixado trará foco para a sua leitura. E foco na leitura é a porta de entrada para uma boa compreensão e consequentemente para um eficiente destaque das idéias principais do texto.

Na próxima semana traremos um pequeno texto para o destaque de idéias principais. E passo a passo transporemos as dificuldades a serem enfrentadas nessa tarefa.

Caso você queira tirar alguma dúvida ou mesmo compartilhar algum ensinamento em matéria de sublinhamento, deixe um comentário. A idéia é ir tirando as dúvidas paulatinamente nas próximas postagens.

Abraços Turbinados e até a semana que vem!

8 comentários:

bruno ricardo disse...

ola, primeiro gostaria de agradece pois apos algumas dicas aqui postadas, eu tenho melhorado a forma de sublinhar meus textos. Segundo, gostaria de pergunta: circular palavra e escrever observações na borda do texto sobre elas ajuda para compreensão e memorização do texto?

Allan Magalhães disse...

Fico muito feliz com a sua evolução, Bruno!Com a mudança de perspectiva sobre como realizar a tarefa de sublinhar, conjugada à prática contínua, você ganhará ainda mais maturidade para fazer isso.

Quanto à sua pergunta: circular a palavra e escrever na borda do texto ajuda sim na memorização, mas essas "observações" têm que ser realizadas de forma funcional e criteriosa.

Qual será a finalidade dessas anotações? Caso seja sintetizar o trecho contino no parágrafo ou conjunto de parágrafos, eu acharia melhor você passar isso logo para o papel, pois na verdade você já começou a resumir esse trecho.

Porém, o mais indicado é que você tente escrever ao lado uma palavra ou frase que te remeta ao conteúdo todo do trecho lido.

Na próxima semana veremos passo a passo como fazer isso. Fique ligado!

Obrigado pelo comentário!
Abraços Turbinados!

Anônimo disse...

ola, ler e fazer resumos das palavras chaves destacadas do texto dispensa ter de consultar o texto novamente?

Will disse...

No caso, depois que ler até compreender, eu dou mais uma lida e saiu sublinhando o que acho que será util pra mim?
Eu posso pegar os trechos sublinhados e criar um resumão?
Ou tenho que resumir tentando resgatar com minhas palavras sem ver os sublinhados?

Allan Magalhães disse...

Anônimo, a intenção é essa e o caminho é esse também. O objetivo é elaborar algo mais enxuto e o mais completo possível. A depender do seu grau de confiança em seu resumo, você não voltará mais a ler o material matriz.
Abraços Turbinados!

Allan Magalhães disse...

Will,
"No caso, depois que ler até compreender, eu dou mais uma lida e saiu sublinhando o que acho que será util pra mim?"
EXATAMENTE! VOCÊ TERÁ PLENAS CONDIÇÕES DE MARCAR O QUE É REALMENTE IMPORTANTE NO TEXTO.

"Eu posso pegar os trechos sublinhados e criar um resumão?
Ou tenho que resumir tentando resgatar com minhas palavras sem ver os sublinhados?"

FACILITE A SUA VIDA, FAÇA O SEU RESUMO COM BASE NAS PALAVRAS-CHAVE SUBLINHADAS!

MUITO BOM, VOCÊS JÁ ESTÃO ENTENDENDO O ESPÍRITO DA COISA!

ABRAÇOS TURBINADOS!

Maraysa Carvalho disse...

Muito bom esse artigo!

Só gostaria de sugerir que se faça as correções dos nomes dos célebres escritores citados. ;)

No mais, o conteúdo dessa matéria me será muito útil nos estudos. Tenho acompanhado o blog e estou muito satisfeita.

Gratíssima pelas postagens!

Allan Magalhães disse...

Retificações devidamente feitas, Maraysa. Grato pela observação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...