sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A estratégia do prazo falso


Nas técnicas anteriores, você descobriu maneiras de se evitar o imprevisível em tarefas que são sua responsabilidade. No entanto, como gerenciar o comportamento de outras pessoas? Como garantir que outras pessoas cumpram os prazos assumidos com você? Devido a Lei de Pareto e a Lei de Parkinson, grandes são as chances de que essas pessoas não cumpram o prazo afirmado inicialmente.


Por exemplo, imagine que você é um funcionário de determinada empresa e seu chefe lhe pede que você encomende algum tipo de material publicitário. Caso a agência atrase-se com o prazo estipulado por seu chefe, provavelmente as nefastas consequências desse atraso virão em sua direção.
Qual estratégia podemos utilizar para aumentarmos as chances de que as pessoas assumam os prazos afirmados com você? Uma boa técnica é estabelecer prazos falsos para essas pessoas, sem que elas percebam. Você precisa que o material gráfico fique pronto na sexta-feira? Peça para a agência criá-lo até no máximo na quarta-feira. Precisa que o mecânico conserte seu carro para você viajar no sábado à tarde? Diga então que você viajará na sexta pela manhã. Desse modo, caso essas pessoas precisem de uma dilação no prazo acordado inicialmente, você poderá aceitá-lo sem que comprometa seus compromissos. Caso elas consigam realizar as tarefas nos prazos falsos, melhor ainda: sobrará mais tempo para que você se dedique a outras atividades e tarefas.


Uma dica: ao estabelecer prazos, sejam eles falsos ou não, procure firmá-los em horários e datas bem definidas. Por exemplo, prazos como “daqui uma semana”, “mais tarde”, “daqui uma hora” acabam por se tornar “daqui duas semanas”, “amanhã” e “daqui três horas”, respectivamente. Assim, procure estabelecer prazos que envolvam data e horário muito bem definidos: às 13:00 da segunda-feira é um prazo mais adequado do que “Semana que vem, depois do almoço”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa técnica não funcionária se a pessoa fosse muito próxima a você e/ou conhecesse a sua rotina! Estou enganado?

Anônimo disse...

O problema disso é que a longo prazo voce perde a confiabilidade.
Uma vez que as pessoas te conhecem, não acreditam mais nos teus prazos.

Anônimo disse...

Nao sejem negativos... isso e mas como um sistema de gatilho para as pessoas que tem que cumprir uma tarefa.. ja que ela vai ter que fazer que faça logo

Renato disse...

Prazo falso não é um nome apropriado.

Prazo de segurança, é o ideal.

É tanto necesário para as outras pessoas e para nós mesmos. Estamos incluídos na estatística de pareto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...