domingo, 5 de setembro de 2010

Aumentando a concentração - 2/4


Espero que tenham gostado das primeiras dicas sobre como aumentar a concentração. Nesse momento, trabalharemos com alguns exercícios para a concentração. Ainda que poucas pessoas conheçam esses exercícios, muitas já passaram por algum treinamento desse tipo. Por exemplo, pela necessidade, algumas pessoas acabam desenvolvendo a habilidade em trabalhar ou estudar em ambientes extremamente aversivos como uma casa ou escritório barulhentos. É claro que, sempre que possível, é importante controlar o ambiente externo que rodeia seu local de trabalho ou estudo. No entanto, muitas vezes, isso se torna impossível. Assim, esses exercícios servirão como uma possibilidade de treinar sua concentração para níveis nunca antes alcançados.


Antes de explicar os exercícios propriamente ditos, é necessário que algumas orientações lhe sejam passadas.

a) Escolha um local adequado. Escolha um local onde você possa realizar os exercícios, sem qualquer distração – sem telefones, sem pessoas, pouco barulho, etc. Ainda que os exercícios melhorem sua habilidade em lidar com todas as distrações do ambiente externo, não é bom que elas existam durante o treinamento.

b) Sente-se em uma cadeira, da maneira mais relaxada o possível. Ainda que sentar cruzando as pernas seja muito comum, essa não é a posição mais adequada. Nota importante: o mais relaxado o possível não é o mesmo que assentar-se como se estivesse deitado na cadeira. Mantenha-se relaxado ao máximo, mas sem atrapalhar sua postura, mantendo as pernas e seu tronco em um ângulo de aproximadamente 90 graus.

c) Utilize um despertador. Os exercícios terão duração entre de cinco minutos. Desse modo, coloque o despertador para despertar após esse tempo. Lembre-se de manter esse despertador virado de costas para você: ficar olhando as horas constantemente poderá prejudicar bastante seu exercício.

d) Anote suas distrações. Será preciso que você esteja sentado à uma mesa, para fazer a anotação de suas distrações durante o exercício. Sempre que você identificar algum pensamento que não seja pertinente ao exercício, anote um tracinho para representar essa distração. Por exemplo, suponha que o exercício é pensar em uma bolsa. Nesse caso, o pensamento: “Essa bolsa é bonita. Oras, vou comprar uma para minha mãe.”, é um pensamento de distração. Veja a seguir um exemplo de alguém que anotou 33 distrações ao longo do exercício.





e) Gráfico. Após realizar o exercício, utilize o gráfico para avaliar seu desempenho. O eixo Y (vertical) representa seu número de distrações. O eixo X (horizontal), representa o número da prática (1 para a primeira, 2 para a segunda, e assim por diante).



f)Práticas. Ao final de cada exercício, você encontrará diversos quadrinhos em branco. Após realizar o exercício, faça um X em um desses quadrinhos. Os exercícios não precisam necessariamente ser executados na ordem sugerida por nós. Assim, ao colocar um X nesses quadrinhos, você poderá controlar o número de vezes que realizou cada exercício. Cada um dos exercícios controla um tipo de concentração. Desse modo, procure realizar todos os exercícios um número equilibrado de vezes – mesmo que você prefira alguns em vez de outros.


g)    Regularidade. Procure não realizar muitos exercícios de concentração de uma vez. Ainda que não exista qualquer contra-indicação pra esses exercícios, fazer um número excessivo deles por dia poderá desanimá-lo em pouco tempo. Em vez disso, procure manter a regularidade, fazendo 2 ou três por semana.

h) Canais sensoriais. Exercitaremos cada um de nossos canais sensoriais (visão, audição, tato...). Nessa primeira postagem, ensinarei como exercitar seu canal visual.

CANAL VISUAL

Escolha algum objeto em que você irá concentrar-se: pode ser a chama de uma vela, uma rosa, uma caneta, um relógio ou qualquer outro objeto que você deseje. As únicas condições para a escolha do objeto são:

a)    O objeto deve estar no mesmo nível de seus olhos. Essa á uma maneira de você não forçar a coluna durante o exercício.

b)    O objeto deve ter um tamanho adequado – não pode ser pequeno demais como uma formiguinha ou enorme demais como uma parede ou porta. A idéia e focar-se em apenas um objeto: objetos muito pequenos não possuem muitos detalhes e objetos muito grandes são difíceis de serem observados de uma só vez.


Não se esqueça de, após cada distração, interromper o exercício e fazer um tracinho correspondente aquela distração. Ao final, não se esqueça de fazer um X nos quadros de práticas diárias!!


Espero que tenham gostado! Na próxima postagens, ensinarei como exercitar outros canais sensoriais. Fique ligado!!

5 comentários:

Anônimo disse...

cade os outros canais sensoriais?

Luas disse...

Me perdi, onde estão os exercícios??
Estou gostando muito do blog. Parabéns!

Luas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC' ou Pri Cintra disse...

Muito Bom, Parabéns! Gostei de verdade. Obrigado por disponibilizar o conteúdo desse blog. =)

PC' ou Pri Cintra disse...

Muito Bom, Parabéns! Gostei de verdade. Obrigado por disponibilizar o conteúdo desse blog. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...