sábado, 4 de setembro de 2010

Aumentando a concentração - 1/4

 SÓ MAIS 5 MINUTOS

Essa é a primeira de uma série de técnicas para aumentar a concentração. Se você está no meio de uma tarefa e prestes a desistir, engane sua mente e proponha “vou fazer apenas mais cinco e vou parar para fazer aquilo que quero”. Podem ser mais cinco páginas de leitura, mais cinco exercícios a serem resolvidos, mais cinco pratos a serem lavados, não importa. Após terminar aqueles cinco itens que você havia combinado em fazer, faça um outro acordo, combinando em fazer apenas os próximo cinco.
É uma maneira de utilizar o gradiente de meta como estratégia para aumentar seu foco. Após utilizar essa técnica um ou duas vezes seguidas, a sua concentração vai normalmente voltar, sem que você precise utilizar esse artifício novamente.

SÓ MAIS 10 MINUTOS

Essa é uma variação da técnica de “apenas mais cinco”. No entanto, ela é baseada no tempo e não na quantidade de tarefas executadas. Por exemplo, suponha que você precisa estudar direito civil hoje em determinada hora do dia agendada. Caso você tenha preguiça e hesite em estudar, combine consigo mesmo: “vou estudar apenas 10 minutinhos.” Depois, volto a descansar. Geralmente, a dificuldade em executar tarefas e concentrar-se se baseia simplesmente em começar. Após iniciado os 10 minutos, você fatalmente ficará muito mais tempo executando a tarefa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, geralmente usamos essa "técnica" para procastinar. rrsrrsr

Rogério Freire disse...

Vencer a procrastinação é o maior desafio de todos!

Rubens Yanagisawa disse...

É verdade, o difícil é começar

Unknown disse...

Ae Alberto!
Aqui é o Eduardo... essa técnica foi retirada do livro "The art of concentration" :p
Muito legal até

Unknown disse...

Ae Alberto!
Aqui é o Eduardo... essa técnica foi retirada do livro "The art of concentration" :p
Muito legal até

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...