Como sabem, possuo algumas técnicas de estudo que são realmente polêmicas. Uma delas será apresentada agora: MATE AULA! Nos melhores manuais de técnicas de estudo, existe uma máxima: É PROIBIDO MATAR AULA! Meu grande amigo William Douglas, em seu completíssimo manual de estudo, também é expressamente contra essa prática. Concordo com todas as argumentações que o mestre William apresenta em seu manual. Apesar disso, farei algumas considerações acerca da verdadeira utilidade em se matar aulas.
ADVERTÊNCIA
Alunos do ensino fundamental e médio SEMPRE devem assistir a TODAS suas aulas. A técnica de matar aula deve ser usada apenas por adultos (concurseiros e universitários).
Matando aula no cursinho
Uma coisa que os concurseiros parecem não entender: para cada hora estudada no cursinho, você precisa de ao menos duas horas de estudo em casa. Ainda que assistir a aulas seja importantíssimo, se você não estudar em casa, a curva do esquecimento fará você se esquecer de praticamente tudo daquilo que foi dado em sala de aula.
Muitos alunos se matriculam no cursinho e simplesmente preenchem TODO seu horário disponível para estudar durante a semana. Ainda que existam diversas técnicas para aproveitar melhor o tempo desperdiçado ao longo da semana (aliás, eu e William estamos lançando um livro realmente incrível sobre tais técnicas), algumas vezes, o tempo de estudo em casa ainda é insuficiente. Para esses casos, a única solução é matar aula.
Sinceramente, não vejo problema algum em se faltar a algumas aulas do cursinho para poder estudar em casa. Algumas vezes, o professor vai dar 4 aulas seguidas sobre um assunto que você tem total domínio. Nesses casos, é bem melhor matar essas aula e ficar estudando na biblioteca do cursinho.
Por exemplo, eu era programador de computadores e professor de informática para concursos públicos. Imagine se, atualmente, eu me matriculasse para estudar para algum concurso em que informática fosse uma das disciplinas. Será que valeria a pena eu assistir às aulas de informática?
Vamos a outro exemplo. O professor de Direito Administrativo resolveu marcar uma aula de revisão sobre atos administrativos - matéria que você domina muito bem. Em contrapartida, a matéria de Direito Penal não para de se acumular. Mais uma vez, matar aula é uma solução: você ganha tempo para estudar a matéria que estava acumulada.
Considerações finais
Essa técnica deve ser utilizada com extrema responsabilidade. Ou seja, deve ser usada em momentos em que matar a aula não daria prejuízo algum para você. Ao utilizar a técnica, cuidado para não matar aula utilizando-se de justificativas fúteis e que possam promover a autossabotagem.
E aí? Gostaram? Algum de vocês já usou essa técnica?
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Use outro termo invés deste 'Mate Aula'.
O que você quer dizer é:
Foque naquilo que tem necessidade e não perca tempo com aquilo que sabe muito.
Tem razão, fiz uma vez um cursinho e percebi que o ritmo de algumas aulas era tão lento pra mim que eu aprenderia muito mais e em menos tempo estudando aquela materia sozinha em casa. Na faculdade, quando o professor era chato eu estudava so eu e o livro e aparecia so no dia da prova (so funciona com os professores que não fazem chamada). Fora o tempo de aula a gente tem que levar em conta tambem o tempo gasto no deslocamento e o $$ gasto com passagem.
Acho muito bom e faço isso sempre, assim não perco o tempo que é precioso.
No mínimo óbvio.
Concordo que seja óbvio. No entanto, a maioria das pessoas não segue essa ideia, pelos seguintes motivos:
a) Por terem pago todas as aulas, enxergam a "cabulação" de aula como um desperdício de dinheiro.
b) Existe um condicionamento qie proibe matar aulas, ainda que seja importante. A pessoa sabe que não precisa daquilo, mas é condicionada a permanecer na sala de aula.
Ao amigo que disse "No mínimo óbvio": nunca é demais alguém vir nos lembrar do óbvio, pois ele sempre é imperceptível ou esquecido.
Acho que as vantagens de se matar aula vão além dessas. Talvez por ética o autor do artigo não disse, mas todos, por experiência, sabemos que tem professores que não sabem ensinar. E muitas das vezes são perca de tempo, mesmo que não domine aquele conteúdo, em certas situações você aprenderia melhor sozinho do que só ouvindo o professor.
Achei correto o termo "mate aula" porque ja nos faz pensar, o que ele vai ensinar que será melhor do que assistir a aula? fui ler por causa do titulo do assunto.
Postar um comentário