quinta-feira, 3 de julho de 2008

Chicletes e a memória

Será que perdemos uma boa chance de melhorarmos nossas notas na escola e lembrar com mais facilidade de datas e números de telefone?

Durante todos esses anos, nós temos punido as crianças por mascarem chiclete em sala de aula. Um estudo feito na Inglaterra, na Universidade de Northumbria provou que as pessoas que mascavam chiclete (independente do sabor) durante 25 minutos tiveram uma pontuação melhor do que o outro grupo que fingiu mascar ou não mascou. O coração dos mascadores de chiclete batia mais rápido. A conclusão é a de que o batimento acelerado enviava mais sangue arterial ao
cérebro. A segunda teoria é a de que a mascação estimulou o fluxo de insulina no cébro e a insulina estimula a memória.

Já sabia que o chiclete tirava a tensão, mas nunca ouvi falar desse estudo. Bem, não custa nada levar uns chicletes pra provas não é?

2 comentários:

Flittiere disse...

Boa tarde, Alberto.
Talvez mastigar o mesmo tipo de chiclete (cinestesia) com o mesmo sabor(paladar)e, consequentemente, o mesmo aroma (olfato)durante os estudo de determinada matéria e sua respectiva prova possa funcionar como um gatilho de memória.

Cadê o próximo episódio do memoreba?
obrigado pelas dicas!

Anônimo disse...

Olá, eu sempre fiz provas mascando chicletes, primeiro porque me ajuda na concentração, segundo, porque me mantém acordada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...