sábado, 12 de maio de 2007

Leitura visual

Memória de trabalho é um componente cognitivo ligado à memória, que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada. É a memória que utilizamos quando rapidamente memorizamos um telefone, mas o esquecemos logo em seguida. Ela funciona de maneira análoga à memória RAM de computadores: é volátil, mas essencial para o nosso funcionamento.

De acordo com a psicologia cognitiva, existem basicamente dois tipos de leituras: a de rota fonológica (soletrar) e o método global (visual). Pesquisas mostram que as pessoas utilizam cada um desses métodos de acordo com o material a ser lido. Palavras de alta frequência, ou seja, palavras que aparecem constantemente na vida do indivíduo, costumam a ser lidas visualmente. Por outro lado, palavras de baixa frequência (ou até mesmo "não palavras"), costumam ser lidas sílaba por sílaba.

O texto a seguir é um divertido experimento onde verificamos a leitura global. Quase todas as letras das palavras abaixo estão misturadas (com exceção da primeira e da última). No entanto, por serem palavras de alta frequência (no inglês), são rapidamente identificadas.

I cdnuolt blveiee taht I cluod aulaclty uesdnatnrd waht I was rdanieg. The phaonmneal pweor of the hmuan mnid Aoccdrnig to a rscheearch at Cmabrigde Uinervtisy, it deosn't mttaer in waht oredr the ltteers in a wrod are, the olny iprmoatnt tihng is taht the frist and lsat ltteer be in the rghit pclae. The rset can be a taotl mses and you can sitll raed it wouthit a porbelm. Tihs is bcuseae the huamn mnid deos not raed ervey lteter by istlef, but the wrod as a wlohe. Amzanig huh? yaeh and I awlyas thought slpeling was ipmorantt!

Dssee mdoo, é fciál cmpnroedeer que ler dvgaear deiams não audja a comrnepesão, vsotio que a soletração* sbcrearorega a meómria de tarblaho, flatnado recursos* dstneaidos a comrnepesão. A única forma de aumentarmos a quantidade de palavras a serem lidas visualmente (método global) é com o hábito de leitura.

O que você vai ler hoje?


* Não coloquei essas duas palavras fora de ordem porque são de baixíssima frequência.

Continue lendo…

terça-feira, 8 de maio de 2007

O lago de leite

Li há alguns dias essa metáfora e não pude deixar de postá-la. Espero que gostem!

Em um certo lugar do Oriente, um Rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite! Então pediu para que cada um de seus súditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.

O Rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, qual não foi a sua surpresa, no outro dia pela manhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Consultou o seu conselheiro que o informou, que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento:

No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar...

Autor desconhecido

Continue lendo…

sábado, 5 de maio de 2007

Doente...


Infelizmente estou ardendo de febre há alguns dias e não tenho tido paciência para poder postar novidades. No entanto, na próxima semana já estará tudo certo! (ao menos espero hehe)

Abraços a todos!

Continue lendo…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...