sábado, 12 de maio de 2007

Leitura visual

Memória de trabalho é um componente cognitivo ligado à memória, que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada. É a memória que utilizamos quando rapidamente memorizamos um telefone, mas o esquecemos logo em seguida. Ela funciona de maneira análoga à memória RAM de computadores: é volátil, mas essencial para o nosso funcionamento.

De acordo com a psicologia cognitiva, existem basicamente dois tipos de leituras: a de rota fonológica (soletrar) e o método global (visual). Pesquisas mostram que as pessoas utilizam cada um desses métodos de acordo com o material a ser lido. Palavras de alta frequência, ou seja, palavras que aparecem constantemente na vida do indivíduo, costumam a ser lidas visualmente. Por outro lado, palavras de baixa frequência (ou até mesmo "não palavras"), costumam ser lidas sílaba por sílaba.

O texto a seguir é um divertido experimento onde verificamos a leitura global. Quase todas as letras das palavras abaixo estão misturadas (com exceção da primeira e da última). No entanto, por serem palavras de alta frequência (no inglês), são rapidamente identificadas.

I cdnuolt blveiee taht I cluod aulaclty uesdnatnrd waht I was rdanieg. The phaonmneal pweor of the hmuan mnid Aoccdrnig to a rscheearch at Cmabrigde Uinervtisy, it deosn't mttaer in waht oredr the ltteers in a wrod are, the olny iprmoatnt tihng is taht the frist and lsat ltteer be in the rghit pclae. The rset can be a taotl mses and you can sitll raed it wouthit a porbelm. Tihs is bcuseae the huamn mnid deos not raed ervey lteter by istlef, but the wrod as a wlohe. Amzanig huh? yaeh and I awlyas thought slpeling was ipmorantt!

Dssee mdoo, é fciál cmpnroedeer que ler dvgaear deiams não audja a comrnepesão, vsotio que a soletração* sbcrearorega a meómria de tarblaho, flatnado recursos* dstneaidos a comrnepesão. A única forma de aumentarmos a quantidade de palavras a serem lidas visualmente (método global) é com o hábito de leitura.

O que você vai ler hoje?


* Não coloquei essas duas palavras fora de ordem porque são de baixíssima frequência.

5 comentários:

Avassaladora disse...

caraca q interessante!
c eu souber d algum artigo de memorização, mando mesmo pra cá!muito show td aki!
bejaum

Anônimo disse...

Olá...
achei hoje seu site, e vou "devorá-lo"... li por alto, e já vi coisas muito interessantes!

vou dar uma lida melhor, depois comento!

um abraço!

Anônimo disse...

Muuuuito interessante... Eu entendi bastante bem o texto em inglês, e achei engraçado o modo como ele explica exatamente o que está sendo feito com ele.
Eu faço curso de inglês no British and American, e eles usam a técnica mnemônica para fortalecer a memória linguística dos alunos. Realmente faz efeito.
Boa iniciativa seu blog!
PS: Você deixou recado no meu Orkut... Acho que você encontraria artigos interessantes sobre memória na Wikipédia.

Anônimo disse...

Muito interessante!!!
Inclusive , a soletração é um método muito eficáz de memorizazação, visto que , no nosso cérebro, há uma mregião chamada de área de Broca, responsável pela fala, e outra , área de Werneck, responsavel pela inteligencia lingüística,ou seja, pela organização das palavras.
Quando se lê, essas áreas cerebrais são estimuladas, onde serão armazenadas na mossa memória de curto prazo, se as palavras forem pouco utilizadas ou até mesmo pouco lida por nós, ou são armazenadas na nossa memória de longo prazo,quando há uma freqüência de uso e leitura das mesmas.

Um forte abraço,
João Victor

Michele disse...

Massa! Consegui ler melhor o texto em inglês do que o português rsrsr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...