quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Bahrain!

Boa tarde a todos!

Há dois dias estou no Bahrain, para representar o Brasil no XVI campeonato mundial de memória. Dentre os 50 competidores, de todos os continentes, sou o único (e primeiro) sul-americano a participar do evento. Os campeonatos mundiais de memória começaram em 1991 e será a primeira vez que o Oriente Médio irá hospedar esse tipo de evento.

A competição ocorrerá em três dias, se iniciando no dia 31 de agosto (quinta-feira) e terminando no dia 2 de setembro (domingo).

O evento também contará com algumas palestras de especialistas em memória, como o psicólogo Tony Buzan e o maior vencedor do campeonato, Dominic O'Brien, que já venceu o campeonato 8 vezes.

Hotel

Estou hospedado no hotel Crowne Plaza. Parece que é um dos melhores hotéis do reino do Bahrain, incluindo piscina e academia de ginástica (apesar de nunca estar animado em me exercitar a mais de 40 graus de temperatura).

As coisas são bem caras por aqui. Um almoço custa cerca de 4 BD (bahrain dinar) e equivale a U$ 12. Desse modo, só me resta seguir o conselho do meu amigo Rodrigo, que mora no Canadá: QUEM CONVERTE NÃO SE DIVERTE E NEM COME.

Antes de chegar até o Bahrain, me disseram que comunicação não seria problema, visto que todos os bahrenianos falam inglês fluente. Bem, não é beeeeem assim! Mas com certo esforço a gente entende! Agora, vamos ao que importa: quais as dicas de memorização de hoje?

Dicas para concentração


Meu livro (que voce pode comprar logo acima), tem diversas exercícios para melhorar a concentração. No entanto, caso você ainda não tenha adquirido, vou apresentar algumas dicas de concentração (não são eficientes como os exercícios do livro, mas certamente já ajudarão).

Fique aqui agora

Toda vez que você se distrair, diga: "Fique aqui agora." Se possível, diga em voz alta. Caso contrário, apenas repita a frase diversas vezes em sua mente. Em seguida, volte suas atenção para a atividade que estava fazendo. No início, você talvez diga essa frase diversas vezes. No entanto, com o passar do tempo, sua concentração deve melhorar.

Percepção da aranha

Se você ficar cutucando uma teia de aranha com algum graveto, a aranha geralmente vai em direção ao seu movimento, para verificar se não é um inseto. No entanto, se você repetir esse movimento diversas vezes, a aranha vai simplesmente ignorar seu movimento. Voce também pode treinar seus sentidos a ignorarem as distrações que eles recebem.

Marcando os parágrafos

Caso você esteja lendo um livro ou revista, marque com um lápis cada parágrafo enquanto faz sua leitura. Após a automatização, possivelmente ele será um bom exercício para sua concentração.

Relatório de distrações

Toda vez que você se distrair, faça um traço ou marque a hora exata daquele momento. Esse será seu relatório de distrações. O simples fato de você estar marcando suas distrações já vai te ajudar no aumento de sua atenção.

Trocando tópicos

Procure nao estudar exaustivamente apenas um tópico. Se você alternar entre assuntos diferentes, certamente você aumentará a sua atenção e se desgastará muito menos. O cérebro adora diversidade e o recompensa com uma maior concentração.
esto

Treinamento

Bem, preciso voltar ao meu treinamento...

abraços a todos!




2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Alberto, boa sorte!

Como já lhe disse, leio seu livro e os métodos são ótimos. Um abraço.

Eustáquio

Anônimo disse...

Qual foi o resultado do campeonato de memorização???

Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...