sábado, 14 de julho de 2007

Informática para concursos

Há alguns anos me deparei com uma prova de informática para o concurso da Caixa Econômica Federal. Apesar de trabalhar com informática há alguns anos, eu não era capaz de resolver todas as questões. O motivo? A prova não cobrava desenvoltura com o computador, e sim a decoreba de diversas coisas inúteis, como as teclas de atalho para saltar parágrafos no word.

Indignado, resolvi memorizar todas as teclas de atalho e diversos outros caminhos que são cobrados na prova de informática e vou ensiná-los todos por aqui.

Teclas de atalho

Teclas de atalho são um conjunto de combinações de teclas a serem pressionadas simultaneamente para executar funções específicas de algum programa que está sendo executado no computador, sem precisar usar o mouse.

Todo usuário de computadores um pouco mais experiente sabe as teclas de atalho básicas. Ou seja, sabem que se selecionarem um texto no word e pressionarem simultaneamente CTRL + C, vão copiar o texto selecionado. No entanto, essas provas cobram algumas teclas de atalho que não fazem parte do nosso cotidiano, como CTRL + ESC (abre menu iniciar) ou ALT + ENTER (pular página no word).

O método

Existem dois métodos básicos para se memorizar as teclas de atalho. O primeiro são os flash cards e o segundo, o método da história.

Flash Cards

Flash card é um pedaço de papel (geralmente cartolina), utilizado como ferramenta para o aprendizado. O tamanho de cada flashcard é variável. Recomendo que o tamanho seja compatível com o tamanho de sua carteira ou bolso da calça.

Em cada cartão você escreve alguma pequena informação que você deseja aprender: leis, fórmulas ou até mesmo tabuada. Você deve guardar todos esses pequenos cartões em um local de fácil acesso (geralmente a carteira), para que você possa verificá-los durante todo o dia.

Os flashcards funcionam por dois grandes motivos:

a) Respeitam o fenômeno da reminiscência
b) Utiliza melhor seu tempo livre, visto que você pode dar uma pequena olhada em cada um deles no ponto de ônibus, sala de espera do dentista ou até mesmo no trabalho (se você não for piloto de avião, claro).

Os flashcards foram introduzidos na aprendizagem por um cientista alemão chamado Sebastian Leitner, nos anos 70. Essa é a forma como seu método funcionava: cada cartão continha uma pergunta de um lado e no verso a resposta. Ao ler a pergunta, o estudante verificava se sabia a resposta. Caso afirmativo, o cartão era movido para o bloco de cartões já estudados. Caso o estudante desconhecesse a resposta, o cartão era movido pro bloco de cartões a serem revistos posteriormente.

Método da história

Qual o problema em se memorizar as teclas de atalho? O problema é que são informações abstratas, compostas por sequencias totalmente arbitrárias de letras e outras teclas. Para memorizá-las utilizando o método da história (ou do vínculo), precisamos transformar cada tecla a ser utilizada em um personagem que nos remeta a ela. Também precisaremos transformar a função da combinação de teclas em alguma AÇÃO ou qualquer outra característica que faça que a história criada nos remeta às teclas e sua função.

ex:

CTRL + C = COPIAR

Escolhendo os personagens

CTRL = CONTROLE REMOTO, placa de CONTRA mão, CONTRATO...

C = Capitão, Coelho, Camelo, Coiote...

COPIAR = AÇÃO DE: tirar xerox, falsificar, PIAR (é só esquecer a primeira sílaba!!!)

História

Imagine um coelho (C) sendo tirando xerox (COPIAR) de uma placa de contra mão.

Não importa muito se "contra mão" é muito diferente da palavra CTRL. Também não importa se a palavra coelho, referente a tecla C, aparece antes da tecla CTRL. O importante é que você envolva todos os elementos da tecla de atalho em uma única imagem.

Na próxima aula, vou ensinar mais! Sucesso para todos vocês.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante....Dar vida as teclas e com isso poder trabalhar com personagens é muito mais fácil do que lidar com algo sem vida. Gostaria que me desse uma idéia de como poderia fazer o mesmo com sistemas de computador, onde muitas vezes é extremamente difícil lembrar do que já se escreveu.....

Att.,

Ricardo Baldez

Anônimo disse...

Essas questões de informática em concursos são realmente ridículas. E quanto ao flashcards são ótimos! tenho utilizado no trabalho (tabelas de aliquotas) e ajuda muito!

Anônimo disse...

Muuuito boa a matéria!!! Aliás, todas que li são exelentes. Eu gostaria que vocês dessem outras dicas de técnicas de concentração, a final de contas, como já é sabido entre todos, sem uma boa concentração não há uma memorização eficaz. Escrvam mais!!! Espero ansiosamente novas postagens!!!
Parabéns pois o Blogger é exelente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...