sexta-feira, 23 de março de 2007

Memória invulgar pode estar inscrita nos genes

Olá a todos!

Participarei deste blog, postando algumas matérias, algumas dicas de memória entre outras coisas. Espero poder contribuir!

Já que o assunto de momento é Golfera (Gianni), a matéria abaixo é bem interessante:



Jovem italiano lembra-se de vivência com um ano de idade

A extraordinária memória de um jovem italiano despertou o interesse dos investigadores do Hospital San Raffaele de Milão, que querem estudar o seu DNA para averiguar se tal invulgar capacidade está associada a factores genéticos.

Gianni Golfera, 24 anos, tem memorizados cerca de 260 textos de filosofia que vão desde a antiga Grécia ao Renascimento, e pode lembrar-se de pessoas que o visitaram quando tinha apenas um ano de idade e o que estas lhe disseram, refere a imprensa local.

Esta capacidade extraordinária é de família, já que o seu pai, piloto de aviões, e o avô, tinham também uma memória prodigiosa, segundo disse o jovem.

Por este motivo, Antonio Malgaroli, do centro médico milanês, explicou que deseja estudar o património genético de Golfera, já que a sua prodigiosa capacidade mnemónica pode ter uma componente hereditária.

"Existe uma propensão hereditária para padecer da doença de Alzheimer, que destrói a memória, pelo mesmo motivo pode-se herdar uma memória especial", acrescentou o cientista, que sublinhou igualmente a importância que podem ter outros factores, como os ambientais.

Golfera afirma que a técnica que utiliza desde os onze anos para potenciar a sua memória baseia-se num tratado, "De Umbris Idearum", do filósofo Giordano Bruno, que foi queimado vivo em 1600 após julgamento pela Inquisição.

Fonte: www.mni.pt/destaques/?cod=2055&MNI=f274dde4e4c5858cf3b5d518362


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...