quarta-feira, 28 de março de 2007

Dicas para a distração

Boa tarde a todos!

Infelizmente, devido a costumeira falta de tempo, não pude escrever sobre as esperadas dicas para deixar de ser distraído. O esquecimento de ações corriqueiras geralmente não são falhas de memória e sim de atenção. Podemos listar como tipos de lapsos de memória:

• Ações que você já esqueceu de ter feito, como checar se a porta da sua casa está fechada ou se o carro está com o freio de mão puxado, mesmo que já tenha feito essas ações.
• Ações substitutivas, como quando você joga a banana no lixo em vez de jogar a casca.
• Ações incompletas, como quando você coloca a panela no fogão e se esquece de acendê−lo ou quando coloca a vasilha de gelo vazia no congelador.

Nenhuma dessas ações são causadas por erros de memória, visto que você percebe claramente o que deveria estar fazendo após perceber o que está realmente fazendo. O primeiro tipo de erro − duvidar sobre alguma ação já tomada − ocorre principalmente quando a ação é parte de nosso dia−a−dia e é executada automaticamente. Uma dica óbvia para esse tipo de distração é simplesmente prestar atenção. No entanto, existem outras técnicas para essas situações.


Você se encontra distraído quando toma alguma atitude inconscientemente, sem pensar. A distração não tem qualquer relação com a memória. A prova disso é que grandes professores em universidades e cientistas, dotados de grande memória, tendem a serem distraídos por darem tanta atenção a seu trabalho, esquecendo o mundo que os cerca.

A solução? Pode parecer idiota, mas basta que você preste atenção no que está fazendo. É claro que falar é fácil, mas como você pode ter certeza de que vai se esforçar para se concentrar em tudo o que você faz em situações corriqueiras do dia-a-dia?

Uma das soluções é a criação do hábito de memória. Crie o hábito de SEMPRE executar determinadas ações da mesma forma, conscientemente. Criar o hábito de TODOS os dias deixar o molho de chaves no porta-chaves ou o hábito de sempre fechar a porta principal de sua casa conscientemente são formas para diminuir seu grau de distração.

Agora o importante é praticar. Ao longo do ano vou postando novas dicas.

Sucesso a todos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...