sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mate aula!

Como sabem, possuo algumas técnicas de estudo que são realmente polêmicas. Uma delas será apresentada agora: MATE AULA! Nos melhores manuais de técnicas de estudo, existe uma máxima: É PROIBIDO MATAR AULA! Meu grande amigo William Douglas, em seu completíssimo manual de estudo, também é expressamente contra essa prática. Concordo com todas as argumentações que o mestre William apresenta em seu manual. Apesar disso, farei algumas considerações acerca da verdadeira utilidade em se matar aulas.



ADVERTÊNCIA

Alunos do ensino fundamental e médio SEMPRE devem assistir a TODAS suas aulas. A técnica de matar aula deve ser usada apenas por adultos (concurseiros e universitários).

Matando aula no cursinho

Uma coisa que os concurseiros parecem não entender: para cada hora estudada no cursinho, você precisa de ao menos duas horas de estudo em casa. Ainda que assistir a aulas seja importantíssimo, se você não estudar em casa, a curva do esquecimento fará você se esquecer de praticamente tudo daquilo que foi dado em sala de aula.

Muitos alunos se matriculam no cursinho e simplesmente preenchem TODO seu horário disponível para estudar durante a semana. Ainda que existam diversas técnicas para aproveitar melhor o tempo desperdiçado ao longo da semana (aliás, eu e William estamos lançando um livro realmente incrível sobre tais técnicas), algumas vezes, o tempo de estudo em casa ainda é insuficiente. Para esses casos, a única solução é matar aula.

Sinceramente, não vejo problema algum em se faltar a algumas aulas do cursinho para poder estudar em casa. Algumas vezes, o professor vai dar 4 aulas seguidas sobre um assunto que você tem total domínio. Nesses casos, é bem melhor matar essas aula e ficar estudando na biblioteca do cursinho.

Por exemplo, eu era programador de computadores e professor de informática para concursos públicos. Imagine se, atualmente, eu me matriculasse para estudar para algum concurso em que informática fosse uma das disciplinas. Será que valeria a pena eu assistir às aulas de informática?

Vamos a outro exemplo. O professor de Direito Administrativo resolveu marcar uma aula de revisão sobre atos administrativos - matéria que você domina muito bem. Em contrapartida, a matéria de Direito Penal não para de se acumular. Mais uma vez, matar aula é uma solução: você ganha tempo para estudar a matéria que estava acumulada.

Considerações finais

Essa técnica deve ser utilizada com extrema responsabilidade. Ou seja, deve ser usada em momentos em que matar a aula não daria prejuízo algum para você. Ao utilizar a técnica, cuidado para não matar aula utilizando-se de justificativas fúteis e que possam promover a autossabotagem.

E aí? Gostaram? Algum de vocês já usou essa técnica?

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quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hipnose


Por indicação de Enzo, um dos usuários de nosso chat, tive acesso a um livro muito interessante sobre hipnose. O livro, do famoso hipnólogo Fabio Puentes, ensina diversos exercícios para se praticar hipnose e auto-hipnose. A seguir, está descrito um desses exercícios, que nos ensina como colar uma caneta em nossas mãos, usando os poderes da mente!


Caneta e dedos colados

Coloque uma caneta entre os dedos (conforme indica o desenho). Agora solte a caneta separando os dedos e perceba seus reflexos, velocidade de resposta, qualidade de movimentos, etc, para compará-los depois do término da experiencia; se as sensações foram idênticas ou ocorreram modificações devido as sugestões.

Torne a colocar a caneta entre seus dedos, firmemente, e olhe para o ponto onde os dedos fazem contato com a caneta. Usando sua imaginação, sempre sem questionar, crie em sua cabega a sensação de que entre os dedos e a caneta vocé colocou uma cola de secagem rápida, tão rápida que ao fim de uma contagem de 1 a 10, seja tempo suficiente para deixar os dedos totalmente grudados, soldados. Sinta, veja e imagine que a cola começa a fazer efeito. Sinta o contato, a viscosidade, a temperatura. Veja como a cola se espalha, a cor, o brílho, etc. Imagine que endurece e gruda cada vez mais. Sinta a pressão dos dedos na caneta e comece a repetir mentalmente a seguinte sugestão:

— "Vou começar a contar de 1a 10 e a cada número de minha contagem meus dedos ficam grudados... mais, cada vez mais grudados na caneta, de tal forma que, quando minha contagem chegar a 10... vão estar grudados... tão grudados que nao vou poder separar os dedos da caneta...

Quanto mais eu tentar... mais grudados ficam meus dedos na caneta, quanto mais forço para separar os dedos... mais grudam... mais se colam na caneta... os dedos estão grudados na caneta... a caneta está colada nos dedos... um, começa a grudar mais e mais... dois, mais forte é a pressão... três.. quatro... cinco, sinto meus dedos mais firmes na caneta... seis, mais forte... sete... oito, estou chegando ao fim e a caneta já está grudada... nove, totalmente grudada... quanto mais força faço, mais grudada está... e... dez... totalmente grudada, é impossível soltar a caneta... meus dedos nao obedecem à minha vontade. Estão sob comando de minha imaginação. Tento soltar a caneta mas é impossível... nao se solta".

Se, depois do final da contagem, nao consegue soltar a caneta ou o reflexo de soltar nao é o mesmo que no inicio da prova: conseguiu, ligou a máquina.

Para soltar a caneta. "Agora vou contar de 5 até 1 e se soltará" - Cinco, começa a afrouxar-se... quatro... tres... dois, quase se solta... e um, se soltou". Este exercício é um dos mais simples e dos que mais resultados deu durante toda minha experiencia ensinando auto-hipnose.

Fonte: http://www.planetanews.com/produto/L/42473/auto-hipnose--manual-do-usuario-fabio-puentes.html

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