sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A cola perfeita e resumos

Bem, nunca fui adepto das colas, mas um amigo me contou que o processo se dava da seguinte maneira:

• Lia-se o texto inteiro, do início ao fim, ao menos duas vezes.
• Anotava-se em uma folha de papel uma série de palavras que resumia o texto a ser estudado.
• Verificação das palavras anotadas. Seriam elas suficientes? A única forma de verificar seria tentar evocar o texto estudado com suas próprias palavras. Caso a evocação falhasse, dever-se-ia se repetir os passos anteriores.
• Processo de triagem das palavras. Bem, nesta etapa, você já possui uma série de palavras capazes de resumir o texto. No entanto, você possui palavras
em excesso: elas não caberiam em um pequeno pedaço de papel ou na traseira de sua borracha. Assim, exclui-se ao menos a metade das palavras anotadas e novamente faz-se a evocação do assunto estudado. Caso a evocação falhasse, dever-se-ia repetir os passos anteriores.


• Anotação das palavras na traseira da borracha.

Oras, é fácil entender o motivo pelo qual os estudantes geralmente não precisam das colas que criam com tanto carinho e esmero: eles estudaram o suficiente para não precisar delas. Ao selecionarem as palavras que resumem o texto, os alunos se forçam a repetir o texto com suas próprias palavras. Essa repetição aumenta a capacidade de articulação dos alunos sobre o texto estudado, visto que eles não se prendem às palavras do autor, preferindo utilizar suas próprias palavras.

Não pense que estou fazendo apologia ao uso de “colas” ou quaisquer outros meios de enganar seu professor. Boas notas devem ser consequência de atitudes responsáveis, e não frutos de trapaça. Porém, caso você tenha “colado” no colégio, não custa nada se utilizar de suas habilidades para estudar em casa. Caso você nunca tenha colado, tente seguir os passos acima na escolha das palavras-chave utilizadas em suas sessões de estudo.

Continue lendo…

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ebooks para download

Um site com diversos ebooks sobre memorização, leitura dinamica e criatividade (em ingles).

http://freememorycourse.blogspot.com/

Continue lendo…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...